A palavra do presidente

A palavra do presidente Edilene Gasparini Fernandes


Compartilhe


A palavra do presidente


Análise dos discursos presidenciais de posse desde o Golpe Militar até Lula




Este livro se insere em uma lista de pesquisa que, embora para ela confluam duas áreas de estudos (a Retórica e a Análise do Discurso), tem maior ênfase na primeira área e explora um veio de análise pouco trilhado pelos estudos atuais: a argumentação. Segundo Chaim Perelman, importante teórico da Retórica, a argumentação propõe o raciocínio sem coação e não obriga o analista a renunciar à razão em proveito do irracional ou do indizível. Ao contrário, ela permite que a racionalidade estabeleça um diálogo com a argumentação, aceitando o pluralismo tanto de valores morais quanto de opiniões.
Conduzindo-se por essa esteira, o livro analisa os discursos de posse dos presidentes brasileiros desde o Golpe Militar de 1964 até o último discurso de Lula, e chega, pela análise das estruturas argumentativas, a uma conclusão interessante: a demarcação de regimes de modo algum determina uma linha divisória entre características discursivas.
Assim, jamais poderemos considerá-los apenas pró-forma. Os discursos de posse são narrativas que se destinam a dar sentido à história, por isso a importância de entendê-los em suas entrelinhas. Entender essas narrativas é não aceitar que a história seja escrita somente pelos "vencedores".

Sociologia

Edições (1)

ver mais
A palavra do presidente

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

67%

33%

Milena
cadastrou em:
08/06/2015 14:23:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR