A parte obscura de nós mesmos

A parte obscura de nós mesmos Elisabeth Roudinesco


Compartilhe


A parte obscura de nós mesmos


Uma história dos perversos




Liduína de Schiedam, canonizada em 1890, por décadas impôs a seu corpo terríveis sofrimentos. Príncipe dos perversos, Sade defendia uma ruptura das leis que regem as sociedades ao divulgar em seus livros a sodomia, o incesto e o crime. Rudolf Höss, o comandante de Auschwitz, contou sem reservas como se tornou o maior chacinador de todos os tempos. Neste livro, a prestigiada historiadora e psicanalista Elisabeth Roudinesco apresenta e interpreta a história dos perversos no Ocidente através de suas figuras emblemáticas. De Barba Azul e os santos místicos, na Idade Média, ao fenômeno do nazismo, pedófilos e terroristas, nos dias de hoje.

Mostra como a perversão, definida em cada época de um modo diverso, exibe o que não cessamos de dissimular: a parte obscura de nós mesmos, a negatividade presente em cada um. E ainda reflete sobre a sua erradicação. Eliminar a perversão não seria destruir a distinção entre bem e mal que fundamenta a civilização?

Geografia / História

Edições (1)

ver mais
A parte obscura de nós mesmos

Similares

(13) ver mais
O Livro Negro da Psicanálise
Obras Completas Sándor Ferenczi
Lacan, a despeito de tudo e de todos
Antígona e a ética trágica da psicanálise

Resenhas para A parte obscura de nós mesmos (3)

ver mais
Resenha: "A parte obscura de nós mesmos: uma história dos perversos" (Elisabeth Roudi
on 24/12/11


Este livro, escrito pela psicanalista Elisabeth Roudinesco, explora o universo dos chamados “perversos” traçando, em seu inconfundível estilo, a trajetória do termo e suas diferentes acepções ao longo da história, notadamente seu surgimento como campo da psiquiatria, que a via como uma espécie de aberração, doença, ligada essencialmente às questões concernentes a sexualidade humana – inversão, onanismo, felação, etc, tudo que diz respeito à obtenção de prazer sexual fora dos fins de pr... leia mais

Estatísticas

Desejam58
Trocam3
Avaliações 4.2 / 112
5
ranking 39
39%
4
ranking 43
43%
3
ranking 15
15%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

36%

64%

João gregorio
cadastrou em:
23/03/2009 00:00:10
Jim
editou em:
07/11/2018 04:53:15