A afetividade, com ingrediente no trabalho diário do professor em sala de aula, é tema das reflexões apresentadas neste livro. Uma pedagogia não é apenas útil para encontrar melhores maneiras de ensinar; sobretudo ela é responsável por aproximar os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem. O momento de aprender necessita ser prazeroso e contemplar as necessidades presentes no contexto social em que os jovens estão inseridos. Não há aqui um trabalho acadêmico embasado nas teorias de renomados educadores. Todo o que foi escrito é resultado das vivencias cotidianas em sala de aula, do experimento com o afeto na relação entre docente e discente, das leituras constantes sobre novas maneiras de encarar os desafios de ensinar e educar uma geração que tem voz e vez.
Ser professor é ter a oportunidade de encaminhas pessoas para a pratica do bem, abrindo janelas a escancarando portas, a fim de que esperanças possam continuar existindo e a vontade de evoluir nunca seja vencida pelas dificuldades da sobrevivência. Ser educador é pensar que o tempo passa e preocupar-se em acompanhá-lo, transportando para a sala de aula as ideias e atitudes inovadores, pautadas numa proposta de conscientização do que faz a vida ser vivida com dignidade, e o ser humano alguém que deixa felicidade por onde passa.