A pianista

A pianista Elfriede Jelinek


Compartilhe


A pianista





Publicado em 1983, o romance A pianista foi um gerador instantâneo de polêmicas, sobretudo pela forma direta pela qual expõe as perversões sexuais da protagonista e sua conturbada relação com a mãe. Além disso, foi sentido como um soco no estômago pela moral da classe média austríaca, um triste prenúncio dos escândalos que temos acompanhado ultimamente, como entende o apurado posfácio de Marcelo Backes.


A escrita envolvente de Jelinek, com seu ritmo e idiossincrasia próprios, transportados com maestria ao português por Luis S. Krausz, narra em ordem não linear a história de Erika Kohut, concertista frustrada que se limita a dar aulas de piano no Conservatório de Viena. Aos 36 anos, Erika ainda mora na casa da mãe, com quem divide a mesma cama. A relação das duas é, ao mesmo tempo, de dependência e ódio. Em uma das primeiras passagens do romance, vemos uma luta que transcende o jogo de nervos e se torna física; por fim, Erika arranca um tufo dos cabelos da mãe. No transcorrer do romance, surge entre as duas o pior pesadelo para a mãe: um homem que se apaixona pela filha, Walter Klemmer, estudante de música. A devoção de Klemmer é manipulada por Erika, que faz dessa paixão uma neurótica relação masoquista – registrada numa carta em que a pianista pede para ser torturada pelo jovem –, enquanto deflagra uma guerra doméstica contra a mãe.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
A pianista

Similares

(4) ver mais
O sonho mais doce
Liquidação
O africano
Desejo

Resenhas para A pianista (16)

ver mais
Podemos ser tratados como propriedade de alguém?
on 23/4/14


Céus! Por onde começo? Começo dizendo que é nauseante e perturbador ou que é fascinante e impecável? Começo pela crueldade exasperante ou pelo ritmo frenético? Não sei, só sei que nada, absolutamente nada, que eu escreva fará justiça a essa narrativa. Estava eu na livraria passando a vista (e as mãos) nas lombadas dos livros quando esse título me chamou atenção. Claro, uma amante da música clássica logo se interessa por algo como A Pianista. Então, a livreira, muito boa, diga-se de ... leia mais

Vídeos A pianista (2)

ver mais
DESEJO OU VÁLVULA DE ESCAPE? UM OLHAR SOBRE A PIANISTA DE ELFRIED JELINEK #Goetube

DESEJO OU VÁLVULA DE ESCAPE? UM OLHAR SOBRE A

RESENHA A PIANISTA - ELFRIEDE JELINEK | CONTROLE E OBSESSÃO

RESENHA A PIANISTA - ELFRIEDE JELINEK | CONTR


Estatísticas

Desejam171
Trocam2
Avaliações 4.1 / 135
5
ranking 48
48%
4
ranking 28
28%
3
ranking 18
18%
2
ranking 3
3%
1
ranking 3
3%

30%

70%

Helena
cadastrou em:
03/05/2011 17:05:59
Silvana (@delivroemlivro)
editou em:
11/10/2018 20:34:03