A princesa de Clèves

A princesa de Clèves Madame de La Fayette


Compartilhe


A princesa de Clèves





A Princesa de Clèves se casa com um homem que respeita, mas não ama, apaixona-se perdidamente pelo Príncipe de Nemours. Ele, que é o mais belo de todos os que habitam a Corte do Rei Henrique II da França, também se apaixona e passa a assediá-la constantemente, fazendo com que ela se dilacere entre a paixão e a necessidade de honrar e respeitar seu marido, que também a adora.

Escrito para amenizar os lutos recentes do duque de La Rochefoucauld, 'A princesa de Clèves' alia a ternura de seus propósitos à descrição inteligente e cuidadosa do século XVI francês. Uma paixão nobre, mas impossível: uma heroína lúcida e digna. Com esses poucos ingredientes, Mme. de Lafayette compõe uma tragédia de renúncia que não só deu seriedade ao romance - considerado na época um gênero menor - como se tornou clássica, por seu estilo elegante, ágil e preciso.

Literatura Estrangeira / Romance / Drama / Ficção

Edições (8)

ver mais
A Princesa de Clèves
A Princesa de Clèves
A Princesa de Clèves
A princesa de Clèves

Similares

(43) ver mais
A Sociedade de Corte
Isabel da Baviera
Os Segredos da Torre de Nesle
O Juramento da Duquesa

Resenhas para A princesa de Clèves (4)

ver mais
Razão no controle
on 21/4/13


Este romance de Madame de Lafayette discute o adultério na corte francesa. E a princesa de Cléves não está imune a galantaria. Platão, no seu livro a República, na alegoria do cocheiro se pergunta: quem é mais difícil de ser controlado, a paixão ou a razão. Lendo "A princesa de Cléves" entederá as razões de suas atitudes, talvez incomprensível nos dias atuais. Valores que de há muito já desapareceram. Vale a pena conferir.... leia mais

Estatísticas

Desejam110
Trocam4
Avaliações 3.6 / 85
5
ranking 18
18%
4
ranking 33
33%
3
ranking 41
41%
2
ranking 7
7%
1
ranking 1
1%

21%

79%

lbarrosjr
cadastrou em:
27/03/2009 00:29:15
Lene
editou em:
19/11/2015 12:30:34