A Rebelião das Massas

A Rebelião das Massas José Ortega y Gasset


Compartilhe


A Rebelião das Massas





Ortega Y Gasset avalia o homem médio quanto a sua capacidade para continuar a civilização moderna e quanto à sua adesão à cultura. Tentando responder a questões como quem manda no mundo? Ele discute a atitude do homem médio ante a civilização e a cultura.

A rebelião das massas é um ensaio filosófico brilhante, um dos livros mais importantes do século XX. A esta altura, 85 anos depois do seu lançamento, o livro já foi reeditado e traduzido inúmeras vezes e para dezenas de línguas.

O autor coloca em questão os conceitos de homem-massa, razão histórica e governo mundial. Para o público brasileiro, o ensaio de Ortega y Gasset, acidentalmente político, mas essencialmente filosófico, talvez tenha mais a dizer hoje do que em qualquer outro período da história nacional.

Traduzida da edição madrilense de 1948, esta edição conta também com uma introdução de Julián Marías à obra e algumas notas explicativas, tanto do tradutor quanto de outras edições espanholas, muitas do próprio autor.

Filosofia / Ensaios / Geografia

Edições (5)

ver mais
A Rebelião das Massas
A Rebelião das Massas
A Rebelião das Massas
A Rebelião das Massas

Similares

(68) ver mais
La rebelión de las masas
la rebelión de las ratas
O Processo
O Estrangeiro

Resenhas para A Rebelião das Massas (16)

ver mais
Um livro fundamental para entender vida e política atuais
on 7/11/13


Escrito em 1925, antes da ascensão definitiva dos Fascismos sobre a Europa, Ortega y Gasset traça um inquietante perfil psicossocial do cidadão médio do seu tempo. Conceitua-o como "homem-massa". O que raios vem a ser isto? O "homem-massa" nada mais é do que o indivíduo desgarrado de qualquer consciência histórica, pois para ele o passado não é um parâmetro seguro para a inspiração de valores e regras de conduta que possam balizar a própria visão de mundo. Para ele, a categoria de "Tra... leia mais

Estatísticas

Desejam261
Trocam1
Avaliações 4.3 / 232
5
ranking 57
57%
4
ranking 28
28%
3
ranking 10
10%
2
ranking 3
3%
1
ranking 2
2%

70%

30%

Juliana
cadastrou em:
27/02/2009 12:08:27
Thiago
editou em:
21/07/2016 09:00:03