A religião de Jesus, o judeu.

A religião de Jesus, o judeu. Geza Vermes


Compartilhe


A religião de Jesus, o judeu.


.




Em síntese: O livro de Geza Vermes tenta provar que Jesus não fundou o Cristianismo: terá sido um judeu fiel à Lei de Moisés, que esperava para breve a irrupção do Reino de Deus. Os escritos de São João e São Paulo,, que apresentam elevada Cristologia, não seriam dignos de crédito; mais fidedignos seriam os três Evangelhos Sinóticos, embora interpolados por sentenças do Cristianismo.

A propósito vão registrados os critérios que defendem a credibilidade tanto dos Evangelhos como das cartas paulinas. De modo especial São João se distingue como o mais preciso dos evangelistas em matéria de topografia e cronologia, apesar de suas profundas reflexões cristológicas. Quanto a São Paulo e aos demais judeus, deve-se notar que não estavam predispostos a admitir Deus feito homem, e homem pregado à Cruz para salvar a humanidade; o próprio Paulo afirma que tal proposição é escandalosa para um judeu, e desvairada para um grego (cf. 1Cor 1,23); se, apesar de tudo, São Paulo e os cristãos oriundos do judaísmo passaram a professar tais artigos de fé, só o fizeram movidos pela evidência dos fatos e argumentos respectivos. Quanto aos Sinóticos, não deixam de apresentar passagens que professam a Divindade de Jesus e que, corroboradas pelos sinais ou milagres do Senhor, constituíram a base da fé cristã em Jesus Deus e Homem. Em suma, o livro de Geza Vermes é arbitrário; parte de uma tese predefinida, a partir da qual o autor relê os Evangelhos de maneira unilateral.

O Prof. Geza Vermes pertence ao corpo docente da Universidade de Oxford (Inglaterra), onde leciona Estudos Judaicos; é também membro da Academia Britânica. Na qualidade de judeu, apresenta Jesus como um judeu fiel à Lei de Moisés, embora tivesse suas concepções escatológicas (relativas à irrupção do Reino de Deus) pessoais. O Cristianismo seria algo alheio às intenções de Jesus, devido à obra de São João e São Paulo. É o que o autor procura demonstrar no seu livro "A Religião de Jesus, o Judeu", Ed. Imago, Rio de Janeiro 1995.

Fonte:http://www.pr.gonet.biz/kb_read.php?num=81

Edições (1)

ver mais
A religião de Jesus, o judeu.

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.7 / 3
5
ranking 67
67%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

76%

24%

Max
cadastrou em:
18/03/2011 13:29:09