A República

A República Platão




A República (Saraiva de Bolso #004)





Platão (429-347 a.C.) é certamente um dos marcos da cultura ocidental, indubitavelmente impregnada pela sua presença e pelas suas idéias. Filósofo da Grécia antiga, Platão fundou, em Atenas, a Academia - importante insituição cultural que contou com alunos ilustres, como, por exemplo, Aristóteles. Platão escreveu inúmeros diálogos e alguns deles, como As Leis e A República, são considerados os alicerces de uma incipiente ciência política.

Entre seus diálogos, A República é um dos livros fulcrais, no qual Platão nos leva a refletir acerca dos princípios éticos, políticos, estéticos e jurídicos que norteiam uma sociedade. Subdividida em dez livros, a obra é uma aspiração a um Estado ideal que se sustenta no conceito de justiça. Mas o que é a justiça? Como ela se constroi em meio a tanta corrupção? Essas e outras tão atuais são propostas pelo filósofo na Antiguidade e até hoje mobilizam o pensamento humano.

Filosofia

Edições (39)

ver mais
A República
A República
A República
A República

Similares

(58) ver mais
Utopia
Teeteto
A Política
História do Pensamento Ocidental

Resenhas para A República (32)

ver mais
on 14/12/09


Para que a leitura seja interessante e vc não chegue na metade do livro lamentando ardentemente que Platão não tenha sido obrigado a beber cicuta também, sugiro conhecer antes os conceitos que regem a filosofia de Platão, como a concepção dualista do homem [o homem é corpo + alma], o mundo das idéias [separação entre mundo sensível e mundo inteligível], os graus do conhecimento [da opinião à razão], etc. Sabendo onde Platão quer chegar, se consegue seguir melhor o raciocínio nos diálog... leia mais

Estatísticas

Desejam444
Trocam101
Avaliações 4.0 / 2.390
5
ranking 37
37%
4
ranking 31
31%
3
ranking 26
26%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

54%

46%

Thiago Barreto
cadastrou em:
16/11/2011 21:49:05