A Ruptura

A Ruptura Robson Gamaliel


Compartilhe


A Ruptura





Os poemas que compõem "A Ruptura", volume de estréia de Robson Gamaliel, são assombrados pelo fantasma das quebras violentas e das roturas inesperadas. Em seus versos, todas as camadas de vida estão em iminente desmembramento e não é o cenário do pós-rompimento que interessa ao autor, mas o denso microcosmo que envolve a própria fratura.

A noção de arrebentamento é microscópica, como ampliar um tecido em proporções gigantescas no momento exato de seu rasgo e observar o apartar das linhas, a dissolução dos fios e das tranças, o surdo estampido de sua disjunção, as partículas de poeira a se desprender de cada minúscula unidade. A violência dos rompimentos súbitos é a matéria prima desse livro, como se nos observássemos na superfície de um espelho que em um milésimo de segundo se esfacela em nossa frente - a força física que impeliu sua quebra, as minúsculas lascas de cada ranhura, os estilhaços cujo sinal os olhos mal podem captar são as fagulhas escondidas em cada palavra.

Se a nostálgica fotografia de um casal é rasgada ao meio, separando quem dela faz parte, dividindo a unidade antes formada, não é sobre as consequências da separação que Robson Gamaliel escreverá, mas sobre o próprio ato de separar, sobre o barulho exaltado do corte, a cisão das fibras do papel.

A Ruptura é, de certa forma, o ponto final a qual todos estamos fadados.

Edições (1)

ver mais
A Ruptura

Similares


Resenhas para A Ruptura (1)

ver mais
Finda a história
on 12/9/13


Me dói o peito avaliar com menos de quatro estrelas, mas que a justiça seja feita. O livro é bom, mas não surpreendeu e o caleidoscópio que se abre nele não cessa até o fim. E mais, às vezes a poesia é tão íntima que só o autor sabe a forma certa de lê-la, como sei disso? Também escrevo. O começo do livro é uma confusão e a falta de pontuação gera um caos na leitura, não é legal ter que encontrar o ritmo da poesia, mas isso é só o começo, logo ele se recupera e como não sou bom em res... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.6 / 5
5
ranking 20
20%
4
ranking 20
20%
3
ranking 60
60%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

38%

62%

Candiani
cadastrou em:
26/08/2013 20:25:12

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR