A Salvação do Belo

A Salvação do Belo Byung-Chul Han


Compartilhe


A Salvação do Belo





O liso, o polido, a ausência de vincos são, na época atual, identificados com o belo. É isso que existe em comum entre as esculturas de Jeff Koons, alguns smartphones e a depilação.

Estas características evidenciam um “excesso de positividade” que Byung-Chul Han já tinha abordado noutros ensaios, mas que aqui desenvolve nos campos da arte e da estética.

Porque é que nos agrada tanto o “polido”?, pergunta Han. Porque não oferece resistência nem nos causa incómodo ou dor. O belo digital é um espaço liso do que é idêntico e recusa a estranheza, a alteridade, a negatividade.

O que considerávamos naturalmente belo atrofiou-se no liso e o polido do belo digital.

Hoje o belo converteu-se naquilo de que se diz “gosto”, em qualquer coisa de agradável, que se avalia pelo seu caráter imediato e pelo valor de uso e consumo.

Mas sem a negatividade da quebra do outro fica prejudicado o acesso ao belo natural e anulada a distância contemplativa. A beleza é diferida, não é um brilho momentâneo, mas qualquer coisa que ilumina em silêncio e através de desvios e mediações.

Não se pode encontrar a beleza no contacto imediato, é mais frequente que surja como reencontro e reconhecimento.

Ensaios / Não-ficção

Edições (2)

ver mais
A salvação do belo
A Salvação do Belo

Similares

(2) ver mais
No enxame
Morte e alteridade

Resenhas para A Salvação do Belo (7)

ver mais
on 29/9/20


Esse livro faz refletir a respeito sobre "o que é o belo?" Beleza é tudo aquilo que gostamos de primeiro impacto ou vai além da simples harmonia estética que nos agrada aos olhos? O belo nos faz refletir ou não? É apenas para um contentamento momentâneo? O que se designa "belo" na atualidade? Muitas dessas perguntas que rodam nossas mentes é bem elaborada nesse "pequeno grande" livro de Byung-Chul Han. Para o filósofo, o belo na atualidade está perdendo seu sentido e se tornando ma... leia mais

Estatísticas

Desejam37
Trocam1
Avaliações 4.3 / 48
5
ranking 48
48%
4
ranking 44
44%
3
ranking 8
8%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

33%

67%

Matheus
cadastrou em:
13/02/2018 23:47:54