A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra

A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra Friedrich Engels


Compartilhe


A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra





A Boitempo Editorial, seguindo seu objetivo de publicar todas as obras de Marx e Engels em traduções diretas do alemão, lança A situação da classe trabalhadora na Inglaterra, clássico de Friedrich Engels e referência obrigatória na bibliografia das Ciências Sociais.

Escrita em 1845, a obra há muito tempo não estava disponível para o público brasileiro. A nova tradução, feita por Bernhardt A. Schumann, foi revista e comparada com o texto original por José Paulo Netto, que também assina a apresentação da nova edição brasileira. A ilustração da capa é de Cássio Loredano.

Reconhecido como extremamente original, o texto produzido pelo jovem Engels abordou, pela primeira vez, a revolução industrial como fato central para a compreensão do controle da produção de mercadorias pelo capital, além de condicionar a solução da “questão social” à supressão do padrão societário representado pela propriedade privada dos meios de produção.

O autor coloca, também de forma pioneira, o trabalhador urbano-industrial enquanto classe, descrevendo a dinâmica criativa que coloca o proletariado como sujeito revolucionário, capaz de promover sua emancipação.

O volume conta ainda com índice onomástico, relação das obras do autor publicadas no Brasil e a com uma cuidadosa cronobiografia de Engels e Marx, ressaltando aspectos importantes de suas trajetórias e relacionando-os aos fatos históricos mais relevantes.

A situação da classe trabalhadora na Inglaterra é o sétimo título da coleção Marx e Engels. Entre os títulos lançados anteriormente estão o Manifesto Comunista e A ideologia alemã. Faz parte também da coleção Mundo do Trabalho, coordenada por Ricardo Antunes.

Sociologia

Edições (1)

ver mais
A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra

Similares

(2) ver mais
A Sagrada Família
O 18 Brumário de Luís Bonaparte

Resenhas para A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra (4)

ver mais
O capitalismo é imutável.
on 21/3/22


É mais um trabalho jornalístico do Engels do que um livro teórico - apesar de conter vários aspectos de um livro teórico -. Isso, claro, não diminui em nada a grandiosidade do livro, só achi cansativo em alguns momentos os diversos relatos. Mas, é essa a intenção, relatar todos os absurdos desse sistema, até nos deixar incomodados e exaustos. Não chega nem perto de um dos melhores livros sobre o assunto ou do próprio Engels, mas, é um documento completamente necessário para provar que... leia mais

Estatísticas

Desejam46
Trocam1
Avaliações 4.5 / 88
5
ranking 66
66%
4
ranking 26
26%
3
ranking 7
7%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

47%

53%

Caio
editou em:
26/04/2021 11:59:23

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR