A Sociedade Aberta e Seus Inimigos

A Sociedade Aberta e Seus Inimigos Karl Popper


Compartilhe


A Sociedade Aberta e Seus Inimigos


Tomo I




Escrito com extrema clareza e vigor, aqui está um dos mais originais e profundos estudos sobre os inimigos da política liberal. Seu exame do pensamento e a exegese de Platão são feitos com seriedade e erudição poucas vezes alcançadas. Do mesmo modo seu exame do marxismo. A crítica de Popper às doutrinas políticas totalitárias, de direito e esquerda, é aguda e bem informada: nenhum detalhe é esquecido nem alguma teoria é deixada de lado.




Examinando até à exaustão estes vários movimentos, Popper, entretanto, não se esquece jamais de ser um escritor claro e conciso, um homem que lança suas ideias ao papel para serem entendidas. Dele disse o grande filósofo Bertrand Russell. prêmio Nobel de Literatura:




'Um trabalho cuja importância é de primeira linha e que deve ser largamente lido por sua crítica de mestre aos inimigos da democracia, antigos e modernos. Seu ataque a Platão, embora não seja ortodoxo, está inteiramente justificado em minha opinião. Sua análise de Hegel é mortal. Marx é dissecado com idêntica agudeza e é, em parte, devidamente responsabilizado pelas desgraças atuais. Este livro é uma defesa vigorosa e profunda da democracia, oportuno, interessantíssimo e magistralmente escrito.'




Uma parte da obra (quase a metade) está formada de notas explicativas e de autoridade. Obra excepcional para todos que se interessam pelo estudo da política. O autor é professor de Lógica e Método científico na Universidade de Londres.

Edições (3)

ver mais
A Sociedade Aberta e os Seus Inimigos
A Sociedade Aberta e os Seus Inimigos
A Sociedade Aberta e Seus Inimigos

Similares

(12) ver mais
A nova Atlântida
Os Intelectuais e a Sociedade
O Passado de uma Ilusão
O Homem Revoltado

Resenhas para A Sociedade Aberta e Seus Inimigos (2)

ver mais
Um poderoso ataque à filosofia política de Platão
on 14/4/16


Um bom livro pode ser medido pelo impacto que provoca no leitor. Não falo de deleite, de prazer, mas de "porrada", mesmo: aquela leitura que mais parece um golpe na boca do estômago, deixando o leitor desnorteado, surpreso e com um ar de interrogação: "como assim?" "A sociedade aberta e seus inimigos" (volume I) é dessas obras. Trata-se de um torpedo contra o totalitarismo presente na filosofia platônica, que muitos não veem e vários outros teimam em não enxergar. Com uma prosa didáti... leia mais

Estatísticas

Desejam68
Trocam1
Avaliações 4.2 / 16
5
ranking 56
56%
4
ranking 25
25%
3
ranking 13
13%
2
ranking 0
0%
1
ranking 6
6%

75%

25%

Marcelo Catanho
cadastrou em:
17/11/2010 21:21:50