A Sociedade Autofágica

A Sociedade Autofágica Anselm Jappe


Compartilhe


A Sociedade Autofágica (Crise & Crítica)


capitalismo, desmesura e autodestruição




Em A sociedade autofágica, Anselm Jappe fala da autodevoração das sociedades do capitalismo avançado, assombradas que são pela fome insaciável do crescimento econômico. Reaparecem aqui as bases da “crítica do valor” (Wertkritik) — que reconhece no capitalismo uma forma específica de constituição fetichista, e não uma simples sociedade de classes —, já apresentadas pelo autor em "As aventuras da mercadoria".
Desta vez, porém, o autor dá um passo em nova direção, até agora pouco explorada. Formula uma crítica profunda do sujeito, que deixa de ser encarado como figura da autonomia, e passa a ser compreendido enquanto produto da socialização do valor. Advém daí o conceito de forma-sujeito (antecipado por Robert Kurz e aprofundado por Jappe), que apreende o sujeito como forma específica da existência na modernidade capitalista. Esse sujeito, portanto, não pode bastar como base das reivindicações emancipatórias — como no ciclo contínuo dos movimentos sociais, que reclamam, a cada momento, a liberação de um diferente sujeito oprimido.
Para operar essa reviravolta, Jappe revisita o pensamento de Freud, primeiro pensador a revelar a clivagem intrínseca ao sujeito. Indo além da psicanálise, encontra no retorno patológico dessa clivagem não uma simples inadequação à norma social, mas a realização dos fundamentos da forma-sujeito. O conceito de narcisismo, cada vez menos entendido como uma doença, já havia sido compreendido como característica cultural mais ampla, ao menos desde o trabalho de Cristopher Lasch. Mas Jappe vai mais longe, ao perceber na recusa narcísica do mundo exterior uma herança filosófica profunda, e cujo germe estaria já explicitado na recusa cartesiana da res extensa. O narcisismo deixa então de ser entendido como desvio patológico, e revela-se como realização da forma-sujeito que nasce e se desenvolve com a expansão da sociedade do valor.
— Gabriel Zacarias

Filosofia / Não-ficção / Sociologia

Edições (1)

ver mais
A Sociedade Autofágica

Similares

(3) ver mais
Crítica do Espetáculo
Capitalismo em quarentena
Dinheiro sem Valor

Estatísticas

Desejam9
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 4
5
ranking 50
50%
4
ranking 0
0%
3
ranking 50
50%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

33%

67%

Eduardo1994
cadastrou em:
26/08/2021 14:16:46
marcooscaioo
editou em:
19/02/2024 09:33:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR