A Sonata a Kreutzer

A Sonata a Kreutzer Leon Tolstói


Compartilhe


A Sonata a Kreutzer





O tema da infidelidade no casamento já havia ocupado Tolstói na década de 1870, quando redigiu Ana Karênina, uma de suas obras-primas. Em A Sonata a Kreutzer, que veio à luz mais de dez anos depois, o tema retorna com uma intensidade fora do comum, potencializada pelos anos de crise religiosa do escritor. Aqui, para além da questão da fidelidade no matrimônio, Tolstói investiga de forma aguda o desequilíbrio nas relações entre homens e mulheres, e a hipocrisia de que se reveste o comportamento sexual da sociedade.

Lançando mão de sua própria experiência, bem como de idéias, fatos e motivos que colheu à sua volta, Tolstói produziu um texto excepcional. Como observa Boris Schnaiderman no posfácio desta edição, se por um lado é impossível concordar com as teses levantadas pelo protagonista Pózdnichev, que em parte refletem posições do próprio escritor, também é impossível permanecer indiferente a esta narrativa absolutamente singular, que arrasta os leitores com seu tom exaltado e arrebatador.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (5)

ver mais
A Sonata a Kreutzer
A Sonata a Kreutzer
A Sonata de Kreutzer
A Sonata a Kreutzer

Similares

(25) ver mais
A Sinfonia Napoleão
As aventuras do bom soldado Švejk
Olhos de Cão Azul
Os Últimos Dias

Resenhas para A Sonata a Kreutzer (53)

ver mais
Para Tolstói, a música perverte.
on 14/4/14


Não foi o fato desse livro ser considerado uma das melhores obras de Tolstói que despertou meu interesse, foi o título. Como fã de música clássica e em especial da de Beethoven, eu não resisti ao ver sua linda sonata para violino e piano nº9 op.47, A Sonata a Kreutzer, estampada na capa de um livro escrito por ninguém menos que Tolstói. Sabendo que, obviamente, se tratava de um livro de domínio público, procurei sua versão digital gratuita e comecei a leitura. Não foi minha p... leia mais

Estatísticas

Desejam293
Trocam2
Avaliações 4.2 / 849
5
ranking 40
40%
4
ranking 43
43%
3
ranking 14
14%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

42%

58%

rayzapaiva
cadastrou em:
09/02/2009 13:24:36
C
editou em:
28/11/2019 13:40:45