A Sonata a Kreutzer

A Sonata a Kreutzer Leon Tolstói


Compartilhe


A Sonata a Kreutzer





Esta novela é uma das obras mais impactantes e controversas de Tolstói. Ainda antes de ser publicada em 1891, cópias de seu manuscrito provocaram escândalo dentro e fora da Rússia, levando, mais tarde, à sua proibição nos Estados Unidos. Sem dúvida, os sentimentos exaltados que esta novela evoca encontram paralelo na famosa peça de Beethoven conhecida como Sonata a Kreutzer, composta em 1803, que não apenas inspirou o título do livro como constitui um de seus motivos centrais.

Tolstói era tão sensível à música - considerava-a capaz de exercer uma influência profunda sobre a conduta humana - que foi justamente ao ouvir uma apresentação dessa sonata em sua própria casa, na primavera de 1888, que ele retomou uma ideia que já o ocupara antes: retratar, de forma aguda e radical, o desequilíbrio nas relações entre homens e mulheres, a questão da infidelidade no casamento e a hipocrisia social que cerca tudo o que diz respeito ao sexo.

Lançando mão de sua experiência pessoal, de manuais de ginecologia, de conselhos médicos para a higiene feminina, e do relato que ouvira das angústias de um homem ante a traição de sua esposa, o autor de Guerra e paz criou uma narrativa de caráter alucinatório, cujo enredo dialoga com as escalas vertiginosas do piano e do violino na sonata de Beethoven, e no qual o andamento inexorável da tragédia se soma à lucidez cristalina da linguagem.

Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (5)

ver mais
A Sonata a Kreutzer
A Sonata a Kreutzer
A Sonata de Kreutzer
A Sonata a Kreutzer

Similares

(25) ver mais
A Sinfonia Napoleão
As aventuras do bom soldado Švejk
Olhos de Cão Azul
Os últimos dias

Resenhas para A Sonata a Kreutzer (82)

ver mais
Para Tolstói, a música perverte.
on 14/4/14


Não foi o fato desse livro ser considerado uma das melhores obras de Tolstói que despertou meu interesse, foi o título. Como fã de música clássica e em especial da de Beethoven, eu não resisti ao ver sua linda sonata para violino e piano nº9 op.47, A Sonata a Kreutzer, estampada na capa de um livro escrito por ninguém menos que Tolstói. Sabendo que, obviamente, se tratava de um livro de domínio público, procurei sua versão digital gratuita e comecei a leitura. Não foi minha p... leia mais

Vídeos A Sonata a Kreutzer (1)

ver mais
A SONATA A KREUTZER, de Lev Tolstói - Resenha

A SONATA A KREUTZER, de Lev Tolstói - Resenha


Estatísticas

Desejam304
Trocam3
Avaliações 4.2 / 1.028
5
ranking 42
42%
4
ranking 43
43%
3
ranking 13
13%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

38%

62%

rayzapaiva
cadastrou em:
09/02/2009 13:24:36
Alê | @alexandrejjr
editou em:
30/11/2021 09:26:03

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR