A Suécia Depois do Modelo Sueco

A Suécia Depois do Modelo Sueco Mauricio Rojas


Compartilhe


A Suécia Depois do Modelo Sueco


Do Estado Beneficente ao Estado Possibilitador




A belíssima Suécia, apontada emblematicamente pelos socialistas como exemplo do socialismo possível, mostra hoje uma realidade bem diferente da esperada. Depois de um pujante crescimento econômico impulsionado pelo livre mercado, cujos frutos ajudaram a maquiar os resultados de um sistema político adotado posteriormente que buscou a igualdade de todos, sofre hoje as conseqüências do excessivo intervencionismo estatal: desaceleração econômica, desemprego, corrupção, entre outros muito conhecidos de nosotros, latino-americanos.



O chileno Mauricio Rojas, hoje naturalizado na Suécia, vem acompanhando o desencanto sueco com o socialismo e o esforço que o País tem feito para recuperar o tempo perdido. E afirma:



O que se pode dizer com segurança é que já não há como voltar atrás com relação ao Estado beneficente do passado, aquele Estado paternalista que dava, impondo, e impunha, dando. Não era, como alguns quiseram crer, nem o fim da História nem a culminação do desenvolvimento humano. Como todo produto histórico, terminou por tornar-se incompatível com o desenvolvimento mesmo da sociedade que um dia viu nascer, e é por isso que hoje já pertence ao mundo das recordações e dos mitos.



Mauricio Rojas é membro do Parlamento da Suécia, foi professor de História Econômica, Universidade de Lund e dirigiu o Centro para a Reforma do Estado do Bem-estar. Ele é autor de outro livro publicado pelo IL: The Sorrows of Carmencita, ou, em português: A crise argentina os sofrimentos de Carmencita



Sobre o livro A Suécia depois do modelo sueco escreveu Mario Vargas Llosa:



O livro de Rojas [...] descreve com clareza e precisão como seus novos compatriotas foram, aproximadamente desde 1991, quando a Suécia vivia uma crise econômica sem precedentes, desmontando a última utopia da esquerda intervencionista que, com o desmonte da URSS, ficou com as mãos vazias. ___ Mario Vargas Llosa, El País (Espanha)



Disponível em pdf aqui: http://minhateca.com.br/MCatanho/Documentos/Economia-Hist*c3*b3ria+Econ*c3*b4mica/A+Su*c3*a9cia+depois+do+Modelo+Sueco*2c+do+estado+beneficente+ao+estado+possibilitador+-+Mauricio+Rojas,110584840.pdf

Edições (1)

ver mais
A Suécia Depois do Modelo Sueco

Similares

(1) ver mais
Educação na Suécia: Entendendo na prática a Teoria

Estatísticas

Desejam5
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.5 / 4
5
ranking 0
0%
4
ranking 50
50%
3
ranking 50
50%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

84%

16%

Marcelo Catanho
cadastrou em:
17/06/2013 19:10:58