A Taça de Ouro

A Taça de Ouro Henry James


Compartilhe


A Taça de Ouro





Pai e filha ficam noivos e planejam se casar simultaneamente. Uma situação curiosa que, por muitos anos, amadureceu na cabeça de Henry James, até se transformar em A TAÇA DE OURO, o último romance que completou, e que foi publicado em 1904. Um grande livro, considerado um dos melhores de James — um dos maiores autores norte-americanos da virada do século XX.

Distante do romance de costumes realista, gênero ao qual seus leitores estavam habituados e no qual James produziu alguns de seus trabalhos mais importantes, A TAÇA DE OURO incomodou muitos críticos na época de seu lançamento, que se desapontaram com o que chamaram de irrealidade.

O primeiro casamento é entre Maggie, a filha de Adam Verver — um milionário americano que coleciona obras de arte — e Amerigo, um príncipe de família nobre, porém empobrecida. Uma clara troca de dinheiro por posição social que não desagradou aos jovens, que nutrem uma honesta atração um pelo outro. O outro, entre Verver e Charlotte, que ele não sabe ter sido amante de Amerigo.

A trama se inicia na Inglaterra, onde muitos dos americanos retratados por James gostariam de estar. O autor, que deixou os Estados Unidos no final de sua carreira, várias vezes escreveu sobre o encontro de culturas. Os conceitos que marcam as mais sólidas fundações do mundo — amor, fé e segurança — são facilmente reconhecíveis neste romance. Mas são utilizadas de maneira bem diferente de obras anteriores do escritor. Uma obra-prima que é uma grande exibição de talento, variedade e força.

Um grande romance praticamente desconhecido em língua portuguesa, publicado pela primeira vez no Brasil, que finalmente chega às livrarias. Livro fundamental em A TAÇA DE OURO mantém até hoje sua atualidade, confirmada pela recente adaptação cinematográfica assinada por James Ivory e estrelada por Uma Thurman e Anjelica Huston.



Henry James nasceu em Nova York, em 1843. Estudou nos Estados Unidos e na Europa e, em 1862, começou o curso de direito, em Harvard. Depois de 1866, passou a viver a maior parte do tempo no Velho Continente, onde escrevia artigos e contos para publicações americanas. Simpático à causa britânica na Primeira Guerra, em 1915 naturalizou-se cidadão do Reino Unido, um ano antes de morrer.

Edições (2)

ver mais
A Taça de Ouro
A Taça de Ouro

Similares

(2) ver mais
Eu amo Dick
Numa Terra Estranha

Resenhas para A Taça de Ouro (28)

ver mais
Obra de um mestre da escrita
on 3/7/18


Experimental, rebuscado, original, profundo, intenso. Apenas um mestre da escrita como Henry James poderia escrever uma obra tão ambiciosa em seu experimentalismo e tão clássica em sua técnica. Vale registrar também a notável tradução de Alves Calado em sua tarefa hercúlea de passar um texto tão especial para outra língua de forma tão fluente que parece ter sido escrita originalmente em português brasileiro. Não é uma obra para quem procura mero entretenimento, mas é recomendável para ... leia mais

Vídeos A Taça de Ouro (1)

ver mais
BOOK HAUL ACUMULADO DA FAROFA: Livros recebidos (tem bruxa, anjo, clássico, Coleen Hoover, terror)

BOOK HAUL ACUMULADO DA FAROFA: Livros recebid


Estatísticas

Desejam30
Trocam6
Avaliações 3.4 / 37
5
ranking 17
17%
4
ranking 28
28%
3
ranking 36
36%
2
ranking 14
14%
1
ranking 6
6%

24%

76%

Amanderix
cadastrou em:
15/05/2009 15:34:49

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR