A terra e o homem no Nordeste

A terra e o homem no Nordeste Manuel Correia de Andrade


Compartilhe


A terra e o homem no Nordeste


contribuição ao estudo da questão agrária no Nordeste




Este livro traz uma contribuição de maior importância para o estudo da questão agrária no Nordeste, analisando uma das premissas, e decerto a mais importante e fundamental da questão agrária, a saber, as relações de trabalho presentes na agropecuária do Nordeste. É matéria inédita, pode-se dizer, pois embora a literatura econômica, social e geográfica do Nordeste seja relativamente abundante e certamente maior que a de qualquer outra do País, a questão específica das relações de trabalho foi sempre relegada a um segundo e esquecido plano, e nada existe ainda sobre ela de sistemático e geral.

Nesta nova edição foi acrescentado mais um capítulo sobre o processo de modernização da agricultura nordestina e concluído um anexo ao qual o Autor atribui importância como seu testemunho e depoimento de um período no qual se destacam as lutas camponesas pela transformação da estrutura agrária, assim como as tentativas de integrar o campo no desenvolvimento do País.

Leitura complementar para as disciplinas GEOGRAFIA AGRÁRIA, GEOGRAFIA REGIONAL DO BRASIL e ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO REGIONAL do curso de Geografia (licenciatura e bacharelado); para a disciplina FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL do curso de Economia. Recomendado para seminários sobre o Nordeste brasileiro, na disciplina ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS. Leitura de atualidade em face dos problemas levantados sobre a questão agrária no Brasil.

Agropecuária / Economia, Finanças / Geografia

Edições (2)

ver mais
A Terra e o Homem no Nordeste
A terra e o homem no Nordeste

Similares

(1) ver mais
A terra e o homem no Nordeste

Estatísticas

Desejam4
Trocam1
Avaliações 4.4 / 7
5
ranking 71
71%
4
ranking 0
0%
3
ranking 29
29%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

52%

48%

Adalberto Gonçalves
cadastrou em:
26/04/2018 17:17:49