A Tradição Alquímica

A Tradição Alquímica Serge Hutin

Compartilhe


A Tradição Alquímica


A Pedra Filosofal e o Elixir da Longa Vida




Trata-se do mesmo livro atualmente editado com o nome "História Geral da Alquimia" pela editora Pensamento.

A Alquimia trata das forças mais sutis da Natureza e das diversas condições em que tais forças atuam. Pretendendo, através do véu da linguagem, mais ou menos artificial, comunicar aos leigos a porção do Mysterium magnum que se pode confiar a um mundo egoísta, o alquimista assenta como princípio básico a existência de certo Dissolvente Universal, por cuja aplicação todos os corpos compostos se resolvem na substância homogênea da qual os mesmos foram produzidos. A essa substância se denomina "ouro puro" ou summa materia. Tal dissolvente tem também a virtude de expelir do corpo humano todo o germe de enfermidade, de renovar a juventude e prolongar a vida, e geralmente se conhece como a Pedra filosofal ou o Elixir da longa vida. A Alquimia penetrou na Europa por meio de Geber, o grande sábio e filósofo árabe, no século VIII de nossa Era, mas foi conhecida e praticada muitos séculos antes, no Egito e na China. Numerosos papiros sobre essa ciência, e outras provas, demonstram que ela constituía o estudo favorito dos reis e sacerdotes, e têm sido exumados e conservados sob o nome genérico de tratados herméticos. Estuda-se a Alquimia sob três aspectos, suscetíveis de interpretações muito diversas, que são: o Cósmico, o Humano e o Terrestre.

Em linguagem simples e enriquecida de ilustrações, o autor introduz o leitor no interessante estudo do acidentado desenvolvimento histórico da Alquimia, suas implicações positivas nas sociedades ocultas e ciência moderna, e as promissoras perspectivas que ela pode abrir para a humanidade futura.

Religião e Espiritualidade / Esoterismo / História

Edições (1)

ver mais
A Tradição Alquímica

Similares

(1) ver mais
História Geral da Alquimia

Resenhas para A Tradição Alquímica (1)

ver mais
Uma mixórdia
on 15/5/15


A Tradição Alquímica, de Serge Hutin, é um livro escrito na forma de tópicos mais ou menos relacionados, com desenvolvimentos mais ou menos independentes, em capítulos que tentam simular uma construção progressiva. Ou seja, ele segue a fórmula dos livros de realismo fantástico da segunda metade do século XX. O conteúdo traz referências a assuntos alquímicos, informações básicas e uma quantidade impressionante de derivações e fantasias. O esforço do autor nesse sentido é tão inten... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam1
Avaliações 3.7 / 7
5
ranking 43
43%
4
ranking 14
14%
3
ranking 29
29%
2
ranking 14
14%
1
ranking 0
0%

60%

40%

Kage
cadastrou em:
12/08/2009 16:38:43
Carolina
editou em:
19/12/2015 21:04:26