A Tradição Cristã

A Tradição Cristã Jaroslav Pelikan


Compartilhe


A Tradição Cristã (Uma História do Desenvolvimento da Doutrina #1)


O Surgimento da Tradição Católica 100 - 600




Por volta do ano 600, a doutrina cristã alcançou o que Jaroslav Pelikan definiu como “consenso ortodoxo” – o alicerce para o desenvolvimento da doutrina nos anos seguintes. Os anos 100 a 600 foram um período de grande fermentação e vitalidade quando as afirmações fundamentais do dogma cristão emergiram de uma vastidão de crenças e ensinos. O surgimento da tradição católica é uma história deste período crítico e turbulento.

Neste primeiro volume, Pelikan examina o conceito de tradição conforme formulado contra a heresia antiga. Ele foca a relação sutil entre o que os fiéis acreditavam, o que os professores, tanto ortodoxos quanto hereges, ensinavam e o que a igreja confessava como dogma durante os primeiros seis séculos de crescimento.

Pelikan lida tanto com “a questão formal da tradição quanto com o material produzido por ela, ou seja, com as mudanças e continuidades das várias doutrinas cristãs à medida que elas modelam a história e são modeladas por ela”. O seu foco não é “apenas a mudança, mas também a continuidade; não só o conflito, mas também a concordância”.

Como ele afirmou: “A história da doutrina cristã é o meio disponível mais eficaz para a exposição de teorias artificiais de continuidade que, com frequência, assumem a condição de normativas nas igrejas e, ao mesmo tempo, ela é uma via para a autêntica continuidade da crença, do ensinamento e da confissão cristãos. A tradição é a fé viva do morto; o tradicionalismo é a fé morta do vivo”.

História / Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
A Tradição Cristã

Similares

(8) ver mais
A Tradição Cristã
Teologia Sistemática, Histórica e Filosófica
A Tradição Cristã
A Era Ecumênica

Resenhas para A Tradição Cristã (1)

ver mais
Uma excelente obra introdutória ao pensamento cristão (especialmente patrística)
on 21/3/18


Esse livro me foi recomendado por um teólogo luterano, doutor em literatura grega paleocristã, quando eu lhe pedi uma dica de livros sobre patrística. A obra é o primeiro dos cinco volumes sobre a história da doutrina cristã escritos por Jaroslav Pelikan, pastor luterano que, posteriormente, tornou-se membro da Igreja Ortodoxa. Possui um texto muito rico, inúmeras citações de autores da época e, no geral, a linguagem não é muito difícil (excetuando-se os capítulos sobre a Trindade e as... leia mais

Estatísticas

Desejam22
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.6 / 9
5
ranking 78
78%
4
ranking 11
11%
3
ranking 11
11%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

81%

19%

Jeff
cadastrou em:
03/05/2014 13:16:56
Victor
editou em:
06/12/2016 13:26:41