A trama do casamento

A trama do casamento Jeffrey Eugenides


Compartilhe


A trama do casamento





Foram nove anos entre o estrondoso sucesso de As virgens suicidas e o lançamento de Middlesex, livro que rendeu o Pulitzer de melhor romance a Jeffrey Eugenides e provou que ele não só tinha se inscrito entre os grandes nomes de sua geração como parecia determinado a não se prender aos estilos e assuntos que tinham feito sua fama.

Depois de outros nove anos de espera, a chegada de A trama do casamento confirma essa flexibilidade formal e temática e sacramenta sua posição como um dos mais respeitados autores americanos contemporâneos.

Acompanhando um trio de alunos da universidade de Brown entre o ano da sua formatura (1982) e o seguinte, Eugenides fornece um acurado retrato da desilusão de uma geração que viu o otimismo revolucionário dos anos 60 se consumir em cinismo e vazio, ocasionando dúvidas e instabilidades de todo tipo.

Depois de ler críticos como Jacques Derrida, Roland Barthes e Michel Foucault, a estudante Madeleine Hanna percebe que gostar de romances já não é o bastante para justificar sua vontade de se graduar em letras. O "autor" está morto, os livros viraram "textos", a semiótica está "desconstruindo" a linguagem. E já não há romantismo. O que ela não sabe é se deve mesmo se adequar a esse mundo pouco sentimental, em que a devoção por escritoras vitorianas parece um crime. E ainda maior é sua dúvida entre os dois homens que a disputam.

Afinal, Eugenides nos apresenta, ao mesmo tempo, uma inquestionável história de amor, ou duas, ao acompanhar a devoção de Mitchell Grammaticus por Madeleine e a complicada relação dela com o gênio problemático Leonard Bankhead. Ao final do romance, resta uma dúvida: Eugenides escreveu uma paródia, um comentário, ou produziu um dos grandes romances-de-casamento da tradição literária de língua inglesa? Isso cada leitor vai ter que decidir por si próprio. E esse é, certamente o maior mérito do livro.

Um romance formidável - erudito, compassivo e penetrante em sua análise de relações de amor... encantador! Eugenides continua mostrando que é um dos melhores romancistas contemporâneos. - Kirkus Reviews

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
A trama do casamento

Similares

(6) ver mais
Middlesex
O Primeiro Homem Mau
Estação Atocha
NW

Resenhas para A trama do casamento (13)

ver mais
Um Eugenides brilhante
on 3/7/13


Maior prazer de uma vida ver DFW retratado num personagem deste livro. E chegar mais perto de saber como se sentia e quantas angústias suportava no exercício de viver um dia após o outro, sofrendo de um 'estado' psicológico terrivelmente instável e torturante. Há outras e inúmeras razões pra ler "A trama do Casamento", dentre elas, a capacidade narrativa do autor em escrever uma história tão banal e tão interessante ao mesmo tempo. O gostinho especial vai para as várias referências li... leia mais

Estatísticas

Desejam129
Trocam1
Avaliações 3.8 / 203
5
ranking 24
24%
4
ranking 40
40%
3
ranking 27
27%
2
ranking 8
8%
1
ranking 1
1%

18%

82%

Helena
cadastrou em:
05/05/2012 00:53:33
Jenifer
editou em:
17/10/2019 13:09:44