A Tranquilidade da Alma * A Vida Retirada

A Tranquilidade da Alma * A Vida Retirada Sêneca


Compartilhe


A Tranquilidade da Alma * A Vida Retirada





Dois pequenos tratados de filosofia de Sêneca em um só livro. A Tranquilidade da Alma é estruturada como um diálogo: Sereno, amigo do filósofo, dá início ao livro pedindo a ele que lhe faça esclarecimentos que aplaquem sua angústia interior e o levem a um estado de tranquilidade da alma. Sêneca vai, então discursar sobre como contornar os obstáculos que impedem a paz.

Em A Vida Retirada (que também recebe o nome de Sobre o Ócio), Sêneca defende a retirada de atividades públicas e político-administrativas e o recolhimento como essenciais para realizar a missão de ver e julgar tudo pelo prisma do bem e da honestidade.

A edição traz ainda uma introdução contando mais sobre a vida e obra do filósofo, além de textos comentando os dois tratados, apresentados como apresentações.

Edições (1)

ver mais
A Tranquilidade da Alma * A Vida Retirada

Similares

(7) ver mais
Poetas e prosadores latinos
Sobre a brevidade da vida
Sêneca
Ikigai

Resenhas para A Tranquilidade da Alma * A Vida Retirada (2)

ver mais
Um dos livros antigos mais atuais que existe
on 8/6/22


Em a tranquilidade da alma, Sêneca consegue de maneira magistral abordar temas que são não apenas úteis, mas fundamentais para a vida em sociedade em nosso dias. Afinal, de contas em cartas que responde a Sereno, Sêneca orienta e prova que é possível viver uma vida justa, com alma tranquila, na busca da virtude estoica, mesmo em uma sociedade corrompida e corrupta como era Roma em seu tempo. Leitura obrigatória para todos que buscam a sabedoria em tempos difíceis. ... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam1
Avaliações 4.3 / 36
5
ranking 61
61%
4
ranking 19
19%
3
ranking 11
11%
2
ranking 8
8%
1
ranking 0
0%

60%

40%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR