A Tranquilidade da Alma * A Vida Retirada

A Tranquilidade da Alma * A Vida Retirada Sêneca


Compartilhe


A Tranquilidade da Alma * A Vida Retirada





Dois pequenos tratados de filosofia de Sêneca em um só livro. A Tranquilidade da Alma é estruturada como um diálogo: Sereno, amigo do filósofo, dá início ao livro pedindo a ele que lhe faça esclarecimentos que aplaquem sua angústia interior e o levem a um estado de tranquilidade da alma. Sêneca vai, então discursar sobre como contornar os obstáculos que impedem a paz.



Em A Vida Retirada (que também recebe o nome de Sobre o Ócio), Sêneca defende a retirada de atividades públicas e político-administrativas e o recolhimento como essenciais para realizar a missão de ver e julgar tudo pelo prisma do bem e da honestidade.



A edição traz ainda uma introdução contando mais sobre a vida e obra do filósofo, além de textos comentando os dois tratados, apresentados como apresentações.

Filosofia

Edições (3)

ver mais
Da tranquilidade da alma
Da Tranquilidade da Alma
A Tranquilidade da Alma * A Vida Retirada

Similares

(15) ver mais
Aprendendo a viver
O Artista do Amor
Poetas e prosadores latinos
Da amizade

Resenhas para A Tranquilidade da Alma * A Vida Retirada (64)

ver mais
Sobre a constante da Vida. #37
on 5/2/21


O texto “Da Tranquilidade da Alma” foi o meu primeiro contato com a obra do filósofo Sêneca (4 a.C.? - 65 d.C.). A obra trata de temas sociais (indivíduo x coletivo) e traz reflexões que giram em torno da questão “Como levar uma plena?”. Além do texto principal que dá título à obra, a edição traz outros dois textos complementares: “Da vida retirada” e “Da felicidade”. Outrossim, existe ainda uma introdução que contextualiza a vida e obra do Sêneca para o leitor. Em “Da vida ret... leia mais

Estatísticas

Desejam42
Trocam5
Avaliações 4.2 / 507
5
ranking 46
46%
4
ranking 34
34%
3
ranking 16
16%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

49%

51%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR