A trégua

A trégua Mario Benedetti


Compartilhe


A trégua


TAG Curadoria 09/21




Um grande amor pode ser uma trégua na vida.

Publicado em 1960, A trégua é o mais famoso romance de Mario Benedetti e uma das obras mais importantes da literatura latino-americana contemporânea. Escrito em formato de diário, com um texto incisivo, muitas vezes irônico, o livro conta a história de Martín Santomé, um "homem maduro, de muita bondade, meio apagado mas inteligente".

Prestes a completar cinquenta anos, viúvo há mais de vinte, Santomé mora com os três filhos. Não se relaciona bem com nenhum deles, tem poucos amigos e mantém uma rotina cinzenta, sem sobressaltos. No diário, conta os dias que faltam para a aposentadoria, mas não tem ideia do que fará assim que se livrar do trabalho maçante.

Seu destino, no entanto, mudará quando conhecer Laura Avellaneda, uma jovem discreta e tímida. Com ela, Martín Santomé voltará a conhecer o amor, numa luminosa trégua para uma vida até então taciturna e opaca. Este livro é, porém, muito mais do que uma história de amor. É um belíssimo questionamento sobre a felicidade e um retrato às vezes bem-humorado, às vezes ferino, dos difíceis relacionamentos humanos.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
A trégua

Similares

(1) ver mais
A trégua

Resenhas para A trégua (91)

ver mais
A trégua
3 weeks, 5 days ago


Essa rápida leitura foi uma montanha russa. Primeiro, me senti incomodada com o marasmo que é a vida de Santomé, personagem principal de quase 50 anos, que acumula idade mas praticamente não viveu. Viúvo, mal se lembra da esposa que morreu há 20 anos, mal se relaciona com os filhos, não tem hobbies, não tem vontades, em suma, é um acabado. Depois, fiquei estupefata com a personalidade profunda e brilhante desse personagem que não é nada do que dá a entender. Salvei várias frases e até... leia mais

Estatísticas

Desejam12
Trocam1
Avaliações 4.0 / 360
5
ranking 40
40%
4
ranking 41
41%
3
ranking 16
16%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

21%

79%

Jéssica Schneider
cadastrou em:
23/08/2021 16:08:34
Jenifer
editou em:
04/09/2021 10:24:07

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR