A trégua

A trégua Mario Benedetti


Compartilhe


A trégua





Martín Santomé é um viúvo com três filhos adultos com os quais tem uma relação acidentada. Está prestes a se aposentar, após anos exercendo um trabalho burocrático e rotineiro em uma firma comercial – um de seus poucos orgulhos como funcionário é a caligrafia cuidadosa com que faz anotações nos livros da empresa. Letargizado em uma vida comezinha, cinzenta e sem alegria, Santomé pergunta-se o que fará quando se aposentar. Aprender a tocar um instrumento, talvez? A sua existência é alterada quando ele conhece Laura Avellaneda, uma bela e encantadora jovem que parece prometer toda a vitalidade que falta a Santomé. Será Avellaneda realmente uma redenção, ou apenas uma trégua?

Publicado em 1960, A trégua é a mais importante narrativa do escritor uruguaio Mario Benedetti (1920-2009) e uma das obras-primas da literatura latino-americana do século XX. Escrito no formato de diário pessoal e repleto de uma finíssima ironia, retrata de maneira pungente a vida inócua e sem perspectivas dos grandes centros urbanos, bem como a luta perdida contra a solidão e a inexorável passagem do tempo. Um livro atual e definitivo.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (7)

ver mais
A Trégua
A trégua
A Trégua
La tregua

Similares

(10) ver mais
A máquina de fazer espanhóis
Memórias de Minhas Putas Tristes
Fazes-me falta
A Borra do Café

Resenhas para A trégua (85)

ver mais
Às vezes me sinto infeliz simplesmente por não saber do que estou sentindo falta. (A
on 18/10/13


Foram diversas as indicações e resenhas positivas aqui no Skoob que me fizeram ler A TRÉGUA de Mario Benedetti. Fui completamente fisgada pelo livro! É sereno, comovente, belíssimo. A narrativa em tom confessional, em forma de diário do protagonista, fez-me sentir mais do que uma simples leitora, mas uma espécie de confidente ou testemunha do percurso de sua vida. Martín Santomé, à beira dos 50 anos, sente que já viveu mais do que tem pela frente. Ele é um homem só, viúvo há 20 anos... leia mais

Vídeos A trégua (1)

ver mais
OPINIÃO | A trégua de Mario Benedetti

OPINIÃO | A trégua de Mario Benedetti


Estatísticas

Desejam306
Trocam7
Avaliações 4.3 / 1.173
5
ranking 53
53%
4
ranking 31
31%
3
ranking 12
12%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

31%

69%

Jenifer
cadastrou em:
19/02/2009 20:32:56
Jenifer
editou em:
14/09/2019 15:11:05