A tristeza extraordinária do leopardo-das-neves

A tristeza extraordinária do leopardo-das-neves Joca Reiners Terron


Compartilhe


A tristeza extraordinária do leopardo-das-neves





Num velho casarão do Bom Retiro, bairro tradicional de São Paulo, uma enfermeira especializada em pacientes terminais atende a uma criança de hábitos noturnos. A criatura, como a própria enfermeira a batizou, não fala uma palavra e jamais sai de casa. Também não recebe visitas e o único contato com o mundo exterior é uma grande janela que dá para a rua. O contrato estipula que a enfermeira nunca deixe o casarão. Anos se passaram.

Do lado de fora, um bairro que viveu três grandes ondas migratórias, e onde as sinagogas se misturam às confecções coreanas, que por sua vez empregam os milhares de bolivianos que chegaram nas últimas décadas. É por essas ruas que caminha desde a infância o escrivão encarregado do estranho caso do Nocturama, que vem ocupando o noticiário policial.

No encontro dessas duas histórias, Joca Reiners Terron cria uma hábil trama de suspense e terror, na trilha de escritores como Edgar Allan Poe, H.P. Lovercraft e Richard Matheson. E cria também um bairro que é quase um personagem em si, feito de casarões mal-assombrados, seitas secretas e monstros, onde a noite traz à tona antigas histórias que deveriam permanecer enterradas. Os leitores de Terron entenderão imediatamente a escolha do cenário: assim como o Bom Retiro, sua prosa é uma encruzilhada de tradições, nunca se atendo a nenhuma delas, tomando o que o interessa de cada uma e transformando em algo inteiramente seu. Assim, combina-se ao suspense o humor seco e cínico do autor, bem como a voz lírica e ao mesmo tempo ríspida que marca sua obra.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance / Suspense e Mistério

Edições (1)

ver mais
A tristeza extraordinária do leopardo-das-neves

Similares

(42) ver mais
Licença poética para matar
A Flecha de Deus
A página assombrada por fantasmas
O Anjo Esmeralda

Resenhas para A tristeza extraordinária do leopardo-das-neves (20)

ver mais
Pesadelo Bizarro
on 18/7/18


Se você não conhece o trabalho de Joca Reiners Terron, esse livro chegou em boa hora. "A Extraordinária Tristeza do Leopardo-das-Neves" é um bom exemplo de um talentoso escritor da nova geração. Sob uma atmosfera densa e sombria, a história é contada aos poucos, enquanto um escrivão policial escuta as testemunhas de uma macabra chacina ocorrida no Nocturama, uma área imaginária do Zoológico de São Paulo, dedicada a visitas noturnas. Entre personagens aparentemente normais, como um ta... leia mais

Estatísticas

Desejam152
Trocam1
Avaliações 3.9 / 291
5
ranking 30
30%
4
ranking 45
45%
3
ranking 18
18%
2
ranking 6
6%
1
ranking 1
1%

36%

64%

Lia
cadastrou em:
04/04/2013 18:40:57
Jenifer
editou em:
08/08/2019 11:30:14