A Vida de Galileu

A Vida de Galileu Bertolt Brecht


Compartilhe


A Vida de Galileu


Teatro V




A primeira versão do texto de A Vida de Galileu foi escrita em 1938, quando a vitória do nazismo na Alemanha parecia inevitável. Na iminência da barbárie, Bertolt Brecht (1898-1956) foi buscar na trajetória do astrônomo Galileu Galilei (1564-1642) o subtexto para expressar suas ideias sobre o comportamento dos intelectuais diante de uma sociedade repressora. Na época, o dramaturgo havia deixado a Alemanha, sua terra natal, e passava uma temporada de exílio na Dinamarca.

A peça é composta de 15 quadros e narra parte da biografia do italiano que, ao ser processado pela Santa Inquisição por afirmar sob tortura que a Terra gira em torno do Sol nega publicamente sua descoberta. A atitude considerada covarde por muitos permitiu, porém, que o cientista terminasse seus estudos e deixasse suas teorias para as gerações futuras.

Brecht não apresenta o astrônomo como herói, mas como um homem comum que gosta de comer bem, aspira à riqueza e salva a pele por medo. Não há idealização, como ocorre no modelo do herói trágico da literatura clássica. Brecht, assim, obriga o espectador a pôr em dúvida se é justo que um cientista tenha de abrir mão de seus ideais para deixar seu legado à humanidade. A ciência, portanto, não seria autônoma, sendo regida por estatutos sociais, religiosos ou políticos.

Quando a bomba atômica encerra uma guerra já terminada, Brecht - que vivia então nos Estados Unidos - reconsidera a responsabilidade dos cientistas. Ele altera o desfecho de A Vida de Galileu, mudando o significado do personagem na peça. Galilei, antes mártir, é condenado por render-se à opressão. O novo texto foi escrito em 1945 em colaboração com o ator anglo-americano Charles Laughton, que também interpretou o personagem-título. Os autores deixam clara mudança de opinião: "Eu te digo, aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um criminoso". A culpa de Galileu consistiria, assim, no "pecado original" da ciência moderna.

A Vida de Galileu é considerada a obra-prima e o testamento filosófico de Brecht. A frase "infeliz o povo que necessita de heróis" sintetiza os temas mais frequentes de sua obra: o problema do herói, sua discutível utilidade e o uso da razão como instrumento de luta contra a barbárie.

O modo brechtiano de conceber o espetáculo teatral é uma inovação em si. O dramaturgo queria que o público nunca esquecesse que estava dentro de um teatro e apresentava problemas do mundo contemporâneo aos cidadãos, que poderiam então optar por uma solução individual. Ele procurava quebrar as ilusões do teatro realista ao preconizar um teatro às claras, explícito. O ator não devia atuar como se fosse o personagem, mas como um ator interpretando um personagem. Brecht chamou sua teoria de teatro épico. Entre os exemplos de peças escritas nesse espírito estão Mãe Coragem (1939) e O Círculo de Giz Caucasiano (1945).

Como teórico, Brecht ainda cunhou expressões e técnicas como o teatro didático, o distanciamento e o estranhamento. Tido como comunista, por mais de uma década foi vigiado pelo polícia secreta americana e acabou convocado em 1947 para apresentar-se a um interrogatório da Comissão McCarthy. No dia seguinte à audiência, embarcou para a Europa e deu continuidade ao seu teatro na Alemanha Oriental. Brecht morreu enquanto dirigia os ensaios de uma terceira versão da peça A Vida de Galileu.

Drama

Edições (4)

ver mais
A Vida de Galileu; O Julgamento de Lúculus; A Condenação de Lucúlus
A Vida de Galileu
A Vida de Galileu
A Vida de Galileu

Similares

(9) ver mais
Galileu Herético
Galileu e a primeira guerra nas estrelas
Os Negócios do Senhor Julio Cesar
Galileu Galilei

Resenhas para A Vida de Galileu (11)

ver mais
Resenha de A Vida de Galileu
on 11/11/20


Sobre ciência e o monopólio da igreja católica antigamente. Nessa obra, acompanhamos a cuca de Galileu Galilei, cientista que fez várias descobertas a respeito da terra, do sol e sobre o sistema planetário. Um livro bom e que trás reflexões sobre a opressão e manipulação da verdade.... leia mais

Vídeos A Vida de Galileu (5)

ver mais
audiolivro Bertolt Brecht - A Vida de Galileu 2

audiolivro Bertolt Brecht - A Vida de Galileu

audiolivro Bertolt Brecht - A Vida de Galileu 3

audiolivro Bertolt Brecht - A Vida de Galileu

audiolivro Bertolt Brecht - A Vida de Galileu 4

audiolivro Bertolt Brecht - A Vida de Galileu

audiolivro Bertolt Brecht - A Vida de Galileu 5

audiolivro Bertolt Brecht - A Vida de Galileu


Estatísticas

Desejam40
Trocam2
Avaliações 4.2 / 147
5
ranking 46
46%
4
ranking 35
35%
3
ranking 17
17%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

39%

61%

Geovane Assis
cadastrou em:
01/12/2012 17:53:03

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR