A Vida de George F. Kennan

A Vida de George F. Kennan John Lewis Gaddis


Compartilhe


A Vida de George F. Kennan





O historiador John Lewis Gaddis é uma das maiores autoridade em Guerra Fria dos Estados Unidos. Para compreender o tema, aprofundou-se no pensamento de um dos primeiros diplomatas a se interessar a fundo pela União Soviética e a recomendar que os EUA tivessem uma postura vigilante em relação ao país: George F. Kennan.

Além de ser um dos estrategistas que mais influenciou a política externa americana após a Segunda Guerra Mundial, George F. Kennan viveu uma longa vida que atravessa o século XX. Sua trajetória é narrada em detalhes ao longo de quase 800 páginas. Formado em Princeton aos 22 anos, tornou-se vice-cônsul da embaixada norte-americana em Genebra, na Suíça.

Durante a década de 1930, Kennan foi transferido para Moscou e se interessou pela história e pelo crescente poder político da União Soviética. No entanto, com o início da Segunda Guerra, a prioridade passou a ser o combate ao nazismo — e os soviéticos tiveram papel fundamental na vitória contra Hitler.

Com o fim da guerra, uma nova polaridade de forças começou a se desenhar: Estados Unidos de um lado, União Soviética do outro. Entre 1946 e 1947, Kennan escreveu dois textos — o Longo Telegrama e o Artigo X — que mudaram a relação entre os dois países e, consequentemente, a história do mundo no século XX.

A ideia principal era que os Estados Unidos deveriam construir uma “contenção a longo prazo e paciente, mas firme e vigilante, das tendências expansionistas russas”. Em termos práticos, as palavras de Kennan deram origem ao Plano Marshall (que ele apoiava por ajudar financeira e diplomaticamente países que poderia cair sob o jugo soviético) e a Doutrina Truman (que o diplomata rejeitava por sua tendência armamentista).

A Vida de George F. Kennan aborda também o crescente descontentamento do diplomata com os rumos da política internacional norte-americana a partir da década de 1950, e sua postura crítica diante das guerras do Vietnã e do Iraque.

Gaddis e Kennan mantiveram encontros periódicos desde 1981 para o desenvolvimento deste livro. O autor contou com livre acesso aos diários e documentos do diplomata. A extensa convivência e a riqueza da pesquisa resultaram nesta premiada biografia, que se aprofunda no pensamento de um estrategista, historiador e crítico cultural que marcou os rumos do século XX.

Edições (1)

ver mais
A Vida de George F. Kennan

Similares

(2) ver mais
Kissinger e o Brasil
Memórias - volume 2

Estatísticas

Desejam5
Trocam2
Avaliações 4.1 / 4
5
ranking 50
50%
4
ranking 25
25%
3
ranking 25
25%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

63%

37%

Marcos
cadastrou em:
05/01/2015 16:58:36

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR