php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Temporary failure in name resolution A Vida está em Outro Lugar - Milan Kundera
A Vida está em Outro Lugar

A Vida está em Outro Lugar Milan Kundera


Compartilhe


A Vida está em Outro Lugar





Ao mostrar o desenvolvimento do jovem Jaromil, feito poeta por sua mãe dominadora, o autor questiona a poesia como elemento que reproduz e depura sentimentos e fatos reais. este romance, pouco importa se o cenário de fundo é a antiga Tchecoeslováquia ou qualquer outro ponto geográfico.

O autor nos remete a um espaço-tempo metafísico e nos provoca sentimentos que vão da repulsa ao lirismo.

Valendo-se do romantismo moderno, Milan Kundera, sustentado por uma solaridade narrativa, apresenta-nos o poeta Jaromil que pode ser a síntese do lirismo e do niilismo ocidental à sombra do regime comunista.

Jaromil é a personificação da angústia, do inconformismo, da eterna busca (típica dos estetas) pelo belo e a encarnação do mito grego edipiano. O relacionamento do poeta com sua mãe beira a dependência patológica.

Poucas vezes um livro foi capaz de abordar a dor e a delícia do fazer poético com tal profundidade e leveza, resultando num amálgama filosófico-existencial. Além do que, romances sobre poesia costumam esbanjar pieguice e linguagem estereotipada.

Definitivamente, A vida está em outro lugar não é um romance para adolescentes que flertam com o colorido da ingenuidade. A história do poeta Jaromil foi arquitetada para nos amadurecer, enquanto nos revela um escriba tocado pela experiência de ser e estar no mundo com um pé na sua época e outro na elasticidade do pensamento humano.

É um fato que o livro citado não é o trabalho mais famoso de Milan Kundera, mas, certamente, é o mais questionador.

O personagem, a exemplo das criações shakesperianas, rapidamente cria uma identidade no leitor, despertando com facilidade sensações de raiva, empatia, pena e até indiferença.

Jaromil é nosso arquétipo para estudos freudianos numa sociedade em que ainda prevaleciam convicções político-partidárias e a criação literária costumava receber o carimbo de subversiva ? bons motivos para a procura por uma sublimação, ainda que ela estivesse em outro lugar.

É impossível sair ileso da morte.

Edições (3)

ver mais
A Vida Está em Outro Lugar
A Vida Está em Outro Lugar
A Vida está em Outro Lugar

Similares

(12) ver mais
A Insustentável Leveza do Ser
A Festa da Insignificância
Sidarta
O livro do riso e do esquecimento

Resenhas para A Vida está em Outro Lugar (4)

ver mais
Abstrato
on 26/12/13


Pense num livro desafiador pra um jovem. Esse eu li ainda durante a juventude e, por ser literatura mais, eu diria, refinada, tornou-se algo bem mais complexo para meu pensamento um tanto quanto imaturo. Li essa edição da Círculo do Livro e considero uma obra abstrata começando pelo título. De fato que na leitura fica fácil compreender que a vida está em outro lugar. Ficou muito bem descrita cada cena facilitando o entendimento por parte do leitor, o que faz com que a obra se avolume... leia mais

Estatísticas

Desejam91
Trocam1
Avaliações 4.2 / 233
5
ranking 42
42%
4
ranking 35
35%
3
ranking 19
19%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

28%

72%

Silvana (@delivroemlivro)
cadastrou em:
24/02/2009 03:55:05