A Vida Feliz

A Vida Feliz Sêneca


Compartilhe


A Vida Feliz





Já transcorridos cerca de dois mil anos desde que Sêneca escreveu esta obra intitulada A Vida Feliz (De Vita Beata), constata o leitor que o texto ainda é atual. Isso porque o filósofo, diversamente do cientista ou do historiador ou do sociólogo, enfoco o objeto específico do conhecimento pelo prisma da universalidade do fenômeno. Assim, na área da filosofia moral, ele extrai os elementos essenciais do agir humano. Passa então a analisar o comportamento aferido pelos elementos: "racionalidade", "vontade", "liberdade", "intencionalidade", "bem honesto", "virtude", "sumo bem", "paixões" e "vícios".

Sêneca é filósofo moralista no sentido no sentido nobre da expressão porque descobre, analisa e demonstra a trilha segura da prática do bem que enobrece e facilita os seres humanos, pondo limites ao prazer sensitivo e à volúpia de bens materiais.

Encanta ouvir de um pensador pagão esta sentença: "O homem deveria ser sacro para o homem, mas, agora, é objeto de matança por mero jogo de deleite."

Filosofia

Edições (6)

ver mais
Sobre a vida feliz
Da Vida Feliz
A Vida Feliz
A Vida Feliz

Similares

(6) ver mais
A Lei do Sofrimento
Poetas e prosadores latinos
Sêneca
A Vida Feliz

Resenhas para A Vida Feliz (4)

ver mais
Sêneca
on 26/3/21


Aqui aprendi que Ética é imprescindível para ser feliz. E que, apesar disso, é preciso ter cuidado em se deixar levar pelo senso comum, não o desprezando, mas sempre verificando.... leia mais

Estatísticas

Desejam27
Trocam7
Avaliações 3.8 / 117
5
ranking 32
32%
4
ranking 33
33%
3
ranking 22
22%
2
ranking 11
11%
1
ranking 1
1%

50%

50%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR