A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges


Compartilhe


A Vida Intelectual


Espírito, Condições, Método






Tendemos a pensar que a vida intelectual é alguma enorme intuição que vem a nós numa agradável manhã, enquanto nos barbeamos ou tomamos café. Sertillanges não nega que alguma intuição nos chega dessa forma. Mas, o curso normal das coisas exigirá, ao contrário, uma preocupação permanente em perseguir a verdade, em conhecer, em ser curioso sobre a realidade. (...)



Eu colocaria A Vida Intelectual sobre a escrivaninha de todo estudante sério e da maioria dos negligentes. De fato, Platão disse que nossas vidas não são “sérias” em comparação com a de Deus. Algo do relaxado lazer, daquela sensação de liberdade que vem com o conhecimento e com o desejo de conhecimento, é instilado em nossas almas por este livro. Sua mera presença em nossas escrivaninhas ou estantes é um estímulo constante, um lembrete visível de que a vida intelectual não é algo estranho, algo que não podemos, do nosso jeito, alcançar. (por Antonio Emilio Angueth de Araujo)

Edições (4)

ver mais
A Vida Intelectual
A Vida Intelectual
A Vida Intelectual
A Vida Intelectual

Similares

(25) ver mais
Como Ler Livros
Como Educar sua Mente
O Trivium
Gramática Latina

Resenhas para A Vida Intelectual (5)

ver mais
Para futuros intelectuais

Quem pretende ser um intelectual e não sabe por onde iniciar esse exemplar é um excelente norte. O livro é um manual de como ser um intelectual, como deve se portar, o que ler e o que não ler, valores a seguir etc.É importante frisar que não se trata de um manual singelo e objetivo como uma receita de bolo, pelo contrário, sua leitura requer reflexões dado o espírito filosófico com o qual o Padre Sertillanges o escreveu.... leia mais

Estatísticas

Desejam37
Trocam1
Avaliações 4.5 / 63
5
ranking 75
75%
4
ranking 16
16%
3
ranking 6
6%
2
ranking 2
2%
1
ranking 2
2%

67%

33%

Diego Araújo
cadastrou em:
14/07/2009 11:20:00