A Vida Secreta do Senhor de Musashi e Kuzu

A Vida Secreta do Senhor de Musashi e Kuzu Jun'ichiro Tanizaki


Compartilhe


A Vida Secreta do Senhor de Musashi e Kuzu





"A vida secreta do senhor de Musashi" narra episódios da infância e da juventude de Terukatsu, membro do clã Musashi. Como era hábito no Japão do século XIV, o garoto fora enviado ao castelo de um senhor aliado para receber sua educação literária e marcial. Ali, aos doze anos, acompanhará fascinado a batalha entre os defensores do palácio e os guerreiros de outro clã, que pretendem tomá-lo. A experiência o levará a desenvolver um curioso impulso erótico e necrófilo: a obsessão sexual por cabeças decapitadas, como as dos guerreiros inimigos mortos no campo de batalha. O relato de Tanizaki remete à história japonesa e à figura heroica e lendária de Myamoto Musashi (1584-1645), o maior samurai japonês, inspirador de diversas obras literárias e artísticas no Japão. O Terukatsu desta novela, porém, é fictício e teria vivido antes do Musashi famoso.

Na segunda novela, "Kuzu", o narrador fala de sua tentativa frustrada de escrever um romance histórico sobre o Imperador Celestial, morto no século XV, nas montanhas de Yoshino. A busca pelo depoimento de moradores locais leva a uma inusitada reconstrução de época. As duas novelas reafirmam a convicção de Tanizaki de que o passado permanece em constante reconstrução por meio da arte, da memória, da imaginação e da fantasia.

Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
A Vida Secreta do Senhor de Musashi e Kuzu

Similares

(23) ver mais
As Irmãs Makioka
Kappa e o Levante Imaginário
A Gangue Escarlate de Asakusa
O Silêncio

Resenhas para A Vida Secreta do Senhor de Musashi e Kuzu (3)

ver mais
a vida secreta do senhor de musashi
on 3/2/11


Em "A vida secreta do senhor de Musashi" encontramos duas novelas curtas de Junichiro Tanizaki, um escritor japonês que morreu em meados dos anos 1960 mas que ainda hoje é bastante popular e bastante respeitado. Na primeira novela (que dá nome ao livro) dois relatos, de dois personagens distintos, se sucedem. Ambos descrevem características biográficas e factuais de um temido senhor feudal, desde sua infância, até os anos em que já é poderoso e tem pleno domínio de sua região. Os dois ... leia mais

Estatísticas

Desejam55
Trocam1
Avaliações 3.2 / 37
5
ranking 14
14%
4
ranking 30
30%
3
ranking 32
32%
2
ranking 16
16%
1
ranking 8
8%

54%

46%

Ronnie K.
cadastrou em:
05/11/2009 19:22:26
Matheus Fernandes
editou em:
07/09/2017 23:36:21