A volta do parafuso

A volta do parafuso Henry James


Compartilhe


A volta do parafuso


seguido de Daisy Miller




Em uma mansão no interior da Inglaterra, uma governanta é encarregada de cuidar de duas crianças órfãs. Apesar de Miles e Flora se comportarem bem, serem inteligentes e afetuosos, há um desconforto crescente no ar. Sobretudo depois que um misterioso e assustador estranho é visto nas redondezas, aparentemente procurando algo – ou alguém. A governanta terá então de lutar por seus pupilos, numa aterrorizante batalha contra o mal – uma batalha cujo desenlace será tanto mais terrível.

A volta do parafuso (1898) é uma história de fantasmas sutil e não-convencional. Tal como as grandes obras de arte, apresenta vários níveis de leitura e está aberta a diferentes interpretações: os fantasmas representam um perigo real para as crianças ou são meramente frutos da imaginação de uma mulher solitária e suscetível? O certo é que essa novela – uma das obras mais populares de Henry James (1843-1916) – provoca um suspense duradouro na alma do leitor.

Já em Daisy Miller (1879), um dos primeiros trabalhos do escritor norte-americano, o suspense fica a cargo do destino de Daisy, uma moça americana que, em uma viagem à tradicional Europa, paga um preço caro por sua espontaneidade, malvista pela sociedade local.

Trata-se de duas novelas exemplares do estilo jamesiano de narrar, mais atento às sutilezas psicológicas do que aos acontecimentos e preocupado em revelar aquilo que jaz por trás das aparências.

Crime / Ficção / Literatura Estrangeira / Romance / Suspense e Mistério / Terror

Edições (18)

ver mais
A Volta do Parafuso
Otra vuelta de tuerca
The turn of the screw
A Volta do Parafuso

Similares

(68) ver mais
O Fantasma de Canterville
A volta do parafuso
Drácula
A Assombração da Casa da Colina

Resenhas para A volta do parafuso (192)

ver mais
A melhor história de fantasmas
on 28/1/09


Muito se discute se os fantasmas mencionados em A volta do parafuso existem ou se são imaginação da governanta que narra a maior parte da história. Pessoalmente, não creio que ela tenha imaginado como resultado de "repressão sexual" (teoria de Edmund Wilson, numa época em que tornou-se 'perspicaz' explicar tudo com base em sexo, especialmente se a heroína da novela é solteira); acho que os fantasmas são reais, e o que ela narra digno de crédito. Porém o mais impressionante nessa obra t... leia mais

Vídeos A volta do parafuso (1)

ver mais
A Outra Volta do Parafuso - Henry James l O livro que inspirou a série A Maldição da Mansão Bly

A Outra Volta do Parafuso - Henry James l O l


Estatísticas

Desejam606
Trocam34
Avaliações 3.6 / 2.551
5
ranking 22
22%
4
ranking 35
35%
3
ranking 32
32%
2
ranking 9
9%
1
ranking 2
2%

30%

70%

Cardoso
editou em:
03/11/2020 08:49:25