Abaixo da convergência

Abaixo da convergência Alan Gurney


Compartilhe


Abaixo da convergência


expedições à Antártica 1699-1839




A Convergência é uma linha que, a cerca de 800 milhas da Antártica, divide o hemisfério sul em duas regiões de climas opostos: de um lado, as terras temperadas do mundo "civilizado"; de outro, o inferno gelado descrito por Dante. Neste livro, Alan Gurney conta as viagens dos navegadores que se aventuraram abaixo da Convergência quando a Antártica ainda não havia sido descoberta e era apenas uma área gigantesca na imaginação dos europeus.
Durante séculos acreditou-se que no Pacífico Sul existia um continente de proporções asiáticas, habitado por milhões de nativos. Em 1768, quando o explorador James Cook zarpou da Inglaterra a bordo do Endeavour, tinha o objetivo de verificar até que ponto essa fantasia correspondia aos fatos. Tudo o que avistou foram algumas ilhas. Se havia ali um continente, era definitivamente bem menor do que se esperava.
Houve centenas de tentativas de atingir a terra mais ao sul do planeta - e o custo das descobertas foi alto. Capitães intrépidos e marujos que muitas vezes não passavam de adolescentes enfrentavam, por exemplo, muralhas de icebergs, tempestades que surgiam do nada, o terrível escorbuto (que dizimava tripulações inteiras) e mesmo o canibalismo de algumas tribos do Pacífico Sul. Feitas à custa de sangue, determinação e valentia, foram viagens que puseram no mapa um lugar fantástico onde hoje há cientistas tomando café em suas bases ao longo da costa e, às vezes, até turistas fotografando pingüins.

Geografia / História / História Geral / Turismo e Viagens

Edições (1)

ver mais
Abaixo da convergência

Similares

(46) ver mais
Mar de Glória: Viagem Americana de Descobrimento
Antártida
Nos mares do sul
Metáforas históricas e realidades míticas

Estatísticas

Desejam5
Trocam2
Avaliações 3.8 / 16
5
ranking 31
31%
4
ranking 31
31%
3
ranking 31
31%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

75%

25%

Alexandre
cadastrou em:
20/07/2010 11:59:21
inominado
editou em:
19/07/2016 15:06:26