Aberto está o inferno

Aberto está o inferno Antonio Carlos Viana


Compartilhe


Aberto está o inferno





Um livro inédito de Antonio Carlos Viana é uma descoberta a ser feita por grande parte dos leitores de literatura brasileira, e um prazer para os que já conhecem sua obra. Nesta coletânea, ele apresenta 33 contos, ambientados ora em paisagens áridas e abafadas do interior brasileiro, ora na França ou no Marrocos, e marcados por "uma austera economia de meios", como observou Paulo Henriques Britto na introdução de O meio do mundo e outros contos.

O denominador comum é uma constante sensação de perda - da infância, da pureza, da alegria - e a descoberta por vezes brutal do sexo e do mundo, sintetizada no título do livro, extraído de uma passagem da Bíblia: "Aberto está o inferno e não há véu algum que cubra a perdição" (Jó, 26, 6).

Na prosa de Viana, espelha-se um Brasil miserável mas exuberante, que parece saltar diretamente das páginas do livro para os olhos e a imaginação do leitor.

Contos / Ficção / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Aberto está o inferno

Similares

(6) ver mais
Nove noites
Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos
Jeito de matar lagartas
O meio do mundo e outros contos

Resenhas para Aberto está o inferno (2)

ver mais
Verdadeiras pérolas de um mestre dos contos
on 29/11/16


O recém falecido Antonio Carlos Viana deixou para os leitores esse livro genial (dentre outros). Os contos reunidos nessa obra tratam de temas "crus", "pesados", mas com um estilo que passa longe da intenção de chocar apenas por chocar. Pelo contrário: aquele que percorre essas páginas pode constatar a maestria na arte de relatar o ambiente em que as histórias se desenvolvem, a psicologia dos personagens e as suas ações. Se "aberto está o inferno", com certeza os deuses da literatura r... leia mais

Estatísticas

Desejam37
Trocam1
Avaliações 4.2 / 30
5
ranking 40
40%
4
ranking 47
47%
3
ranking 13
13%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

48%

52%

Betty
cadastrou em:
01/08/2009 16:25:43
Jenifer
editou em:
02/07/2019 10:46:57

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR