Acender Uma Fogueira

Acender Uma Fogueira Jack London


Compartilhe


Acender Uma Fogueira (Projeto Cápsula)





Jack London - Acender uma Fogueira

Um homem, um cão, uma extensão de neve, o frio cortante; em Acender uma Fogueira não é difícil encontrar todos os ingredientes das histórias mais “clássicas” de Jack London, aquelas que mais contribuíram para construir a imagem literária do escritor. Neste caso, porém, a ambientação nos territórios inóspitos do Yukon, nos tempos da corrida do ouro desencadeada pela descoberta de fabulosas jazidas naquela região, é talvez menos relevante do que poderia parecer à primeira vista.

Sem dúvida, o conto descreve uma cadeia de eventos que se desenvolvem num ambiente natural delineado com extraordinária eficácia (graças também ao fato de London, como se sabe, ter experimentado a vida no Yukon pessoalmente). Mas é indubitável que o escritor pretende aqui representar, por meio de uma história particular, alguma coisa universal, uma manifestação paradigmática da contraposição entre o homem e a natureza.

Esse tema, na realidade, é recorrente em boa parte da produção de London, mas o resultado alcançado pelo autor em Acender uma Fogueira é particularmente convincente, talvez porque se trate de uma escrita muito mais enxuta, onde a narração, levando ao extremo certa tendência própria do naturalismo literário, é reduzida quase exclusivamente a um frio relato dos fatos.

Os protagonistas do conto são um homem, de quem não sabe quase nada, exceto que se trata de um chechaquo, isto é, um novato no inverno do extremo norte, e seu cão, um husky guiado pelo puro instinto e bem mais “eficiente” que o dono na adoção de estratégias de sobrevivência. O cão não é aqui um verdadeiro companheiro do homem, e sim uma extensão de sua grande antagonista, isto é, a natureza; e como esta, também o cão se mostra um tanto indiferente ao destino do homem.

Contos / Drama / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (2)

ver mais
Acender Uma Fogueira
Acender uma fogueira

Similares


Resenhas para Acender Uma Fogueira (2)

ver mais
A little story but of great reflection (Spoilers)
on 3/7/19


This is a story of writer Jack London, this is a some of his first tales ?To Build a Fire?. In history, there are two narratives, one man and one dog. They are taking a trip in the city of Yukon, where there is a very famous trail from the Alaskan region. The man ignored all the advices for never traveling winter alone, he is exposed all kind of danger from the different origins (down in a hole, snow shower very cold, etc.) is very cold, fifty bellow then zero. The Dog shows be plus in... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 50
5
ranking 36
36%
4
ranking 42
42%
3
ranking 20
20%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

28%

72%

Thaynara
cadastrou em:
30/11/2019 22:22:02
Michela
editou em:
15/12/2019 21:19:33