Acertos Abolicionistas: A vez dos Animais

Acertos Abolicionistas: A vez dos Animais Sônia T. Felipe


Compartilhe


Acertos Abolicionistas: A vez dos Animais


Crítica à Moralidade Especista




Acertos abolicionistas é uma crítica às ações humanas que afetam dolorosa e mortalmente os animais de outras espécies. Por conta de nossa deficiência moral (kakothymía), fazemos aos animais o que em nossos tratados de ética e em nossas teorias da justiça não admitimos que nos seja feito.

De forma interdisciplinar e transversal, Acertos abolicionistas critica a moralidade especista e oferece o mapa das vias pelas quais é possível desassinar tal contrato, para que os animais, sem discriminação especista, possam prosseguir sua viagem terráquea pela galáxia, iluminados pelo mesmo sol, até que a morte natural, não a infligida pela mão humana, os separe.

Acertos abolicionistas: a vez dos animais versa sobre Especismo, Senciência, Somatofobia, Abolicionismo, Dietética, Kakothymía e Ética, ampliando o círculo moral para incluir nele os animais não humanos. São ensaios atentos à dor, ao sofrimento, ao aprisionamento e ao abate dos animais consumidos pela díaita humana; à devastação ambiental causada pela produção para o abate anual mundial de 56 bilhões de animais; e às questões da saúde e vitalidade implicadas na dieta abolicionista vegana.

Os textos expõem criticamente o especismo, invisível e silenciado em sua parceria com o racismo e o machismo. Ele afeta mortalmente os animais abatidos para consumo, vivissecção, exposição diversão, tração, exibição, moda, cosméticos e perfumaria, e os usados para companhia, estima e guarda, abandonados quando perdem sua utilidade para os humanos.

A ética tradicional vingou no Ocidente, desde sua gênese na Grécia, fundada sobre o antropocentrismo especista. Os humanos colocaram-se no topo de uma pirâmide moral, autorizando-se a fazer aos outros animais o que não admitem que lhes seja feito: aprisionar, violar sexualmente, forçar a reprodução, atrofiar seu espírito específico, manejar sua comida, escravizar, enfim, privar os animais das liberdades naturais e da autonomia prática, inerentes à vida animada.

Acertos abolicionistas desnuda a moral tradicional especista e mostra o preconceito que permeia nossa interação com a maior parte das espécies animais, variando do apego eletivo a alguns indivíduos de certas espécies, usados para estima, companhia, guarda e tração, ao mais absoluto descaso pela vida de outros, igualmente usados na alimentação, vivissecção, diversão, tração, exposição e defesa. Nenhuma espécie animal escapa à kakothymía, essa perturbação das faculdades morais que leva à violência somatofóbica especista, matriz cognitiva, afetiva e emocional que rege muitas das interações destrutivas também entre humanos.

Superar o especismo que arrasta em sua correnteza, para a dor e a morte, os animais usados pelos humanos, é desafio que os artigos de opinião reunidos em Acertos abolicionistas apresentam. É um acerto de contas com a imperfeição e a ruindade que ainda nos formatam e uma tentativa de acertar na elaboração de uma ética animalista genuína.

Edições (1)

ver mais
Acertos Abolicionistas: A vez dos Animais

Similares

(16) ver mais
Galactolatria
Comer animais
Por que Amamos Cachorros, Comemos Porcos e Vestimos Vacas
A vida dos outros

Resenhas para Acertos Abolicionistas: A vez dos Animais (1)

ver mais
O que todo mundo já sabe, basta abrir os olhos para ver.
on 25/9/17


Ao longo dessa semana li meu primeiro livro sobre o veganismo (não me pergunte por que só agora, depois de 1 ano e 6 meses como vegana). Então aqui vão algumas reflexões: "[...] Todos os animais tem a capacidade de percepção dos estímulos dolorosos e prazerosos que afetam seus organismos, todos os animais tem memória emocional. A senciência, portanto, não é privilégio dos humanos. Isso ficou definido na Declaração de Cambridge sobre a Consciência Humana e Animal, em julho de 2012 na In... leia mais

Estatísticas

Desejam18
Trocam1
Avaliações 5.6 / 6
5
ranking 86
86%
4
ranking 14
14%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

18%

82%

Taci
cadastrou em:
08/12/2014 15:32:52
elderjmp
editou em:
13/12/2014 10:59:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR