Acontece na cidade

Acontece na cidade Luis Fernando Verissimo...


Compartilhe


Acontece na cidade





Com olhar agudo, bom humor e uma dose de reflexão, alguns dos mais importantes autores da literatura brasileira contemporânea retratam a vida nos grandes centros urbanos. As crônicas aqui reunidas traçam um painel das cidades, com suas múltiplas facetas e seus mais variados personagens.



As crônicas foram escritas por 12 autores. São eles: Carlos Eduardo Novaes, Ferreira Gullar, Ignácio de Loyola Brandão, Ivan Angelo, Lourenço Diaféria, Luis Fernando Veríssimo, Marcos Rey, Marina Colasanti, Millôr Fernandes, Moacyr Scliar, Stanislaw Ponte Preta e Walcyr Carrasco.



O livro traz 30 crônicas, entre elas: "O ceguinho" (de Stanislaw Ponte Preta), "O imitador de gato" (de Lourenço Diaféria), "Professor de Geografia cata latas pelas ruas" (de Ignácio de Loyola Brandão), "Gente que vai à feira" (de Marcos Rey) e "Torturas domésticas".



Em 'O ceguinho", Stanislaw Ponte Preta confirma sua inconfundível vocação humorística. Aqui, o deficiente visual é o tipo de cego que nenhum oftalmologista, seja qual for a amplitude de seus conhecimentos oftalmológicos, jamais poderá curar: o cego por necessidade.



Em "O imitador de gatos", Lourenço Diaféria explica como o melhor imitador de gato da cidade de São Paulo realiza sua performance. Fazendo de conta que desfere socos, pauladas, trancos e chutes, o imitador de gato encena formidáveis golpes contra um imaginário gato, que grita, esperneia, chia e mia. Mas não há gato no saco.



Em "Professor de Geografia cata latas pelas ruas", Ignácio de Loyola Brandão demonstra indignação ao relatar as agruras desse professor. O autor mantém um diálogo com o personagem e, aos poucos, vai revelando aos leitores as dificuldades por que passa o professor. "As coisas andam difíceis, a concorrência, enorme. Saio de madrugada e já encontro lixo aberto, devassado. Tem catadores violentos, tomam conta dos pontos", ecoam na crônica os lamentos do homem infeliz.



Em "Gente que vai à feira, Marcos Rey aborda a cidade de São Paulo de uma forma agradável e original, atributos que caem bem ao próprio autor dessa historieta. "A feira é a praia do paulistano", define o escritor. No decorrer da crônica, Rey menciona "a banca do Benzão, que faz os melhores pastéis do hemisfério", pessoas conhecidas que freqüentam o lugar e, taxativo, assegura: "Feira deixou de ser coisa só de mulher".

Edições (1)

ver mais
Acontece na cidade

Similares


Resenhas para Acontece na cidade (1)

ver mais
on 3/9/20


Definitivamente um livro não-atual, mas traz algumas reflexões interessantes.... leia mais

Estatísticas

Desejam9
Trocam7
Avaliações 3.2 / 124
5
ranking 15
15%
4
ranking 19
19%
3
ranking 44
44%
2
ranking 18
18%
1
ranking 5
5%

21%

79%

Daniel Padovani
cadastrou em:
30/12/2009 12:27:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR