Agbalá

Agbalá Marilda Castanha


Compartilhe


Agbalá


um lugar-continente




No último volume da coleção, Marilda Castanha traça um novo olhar sobre a trajetória dos negros desde sua chegada ao Brasil, durante a escravidão, e convida o leitor a adentrar na cultura desses povos t"o importantes para a formação da identidade do nosso país. A autora expõe singularidades como: por que alguns negros eram obrigados a dar voltas ao redor de árvores antes de deixar o continente africano rumo à escravidão no Brasil?

Por que algumas crianças recebiam o nome em saudação à natureza? Como os negros negociavam a compra da carta de alforria? Por que não podiam andar calçados? Como conseguiam escapar e formar os quilombos? Que divindades cultuam? Por que oferecem alimentos a elas? Por que utilizam trajes diferentes e mantos coloridos? As ilustrações em tons vibrantes, baseadas em pinturas, esculturas e objetos de artistas afro-brasileiros, acompanham o ritmo de palmas e tambores que move as nações afro-descendentes. Para se aprofundar no tema, Marilda embarcou em diversas viagens por cantos do Brasil que guardam resquícios desta história, esforço ímpar para perpetuar a tradição. Afinal, o agbalá está dentro de cada um.

(Da coleção 500 Brasis)

- Na foto, as duas ediçoes do livro. Os dados do cadastro pertencem à primeira.


História

Edições (2)

ver mais
Agbalá: um lugar-continente
Agbalá

Similares


Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.8 / 25
5
ranking 48
48%
4
ranking 8
8%
3
ranking 28
28%
2
ranking 12
12%
1
ranking 4
4%

18%

82%

Eduardo
cadastrou em:
02/10/2010 01:15:15

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR