Agonia da Noite

Agonia da Noite Jorge Amado


Compartilhe


Agonia da Noite (Os Subterrâneos da Liberdade #2)





O acontecimento crucial do livro é a greve dos estivadores do porto de Santos, que se recusam a embarcar uma carga de café destinada à Espanha num navio alemão, como cortesia de Getúlio Vargas a Franco. Em torno desse evento movem-se os mais diversos personagens, como grevistas, banqueiros, poetas, funcionários públicos corruptos e jovens diplomatas, além de policiais, políticos, jornalistas e militantes comunistas.
A ação não se restringe ao palco das docas santistas, deslocando-se às fábricas de São Paulo, aos cassinos do Rio de Janeiro, às selvas do Mato Grosso e aos campos de combate da Espanha - onde se decide o destino da democracia.
Escrevendo no início dos anos 1950, durante o segundo governo do presidente Getúlio Vargas (1951-4), Jorge Amado tece com maestria essa teia de personagens e situações, com a verve inflamada de quem se opôs frontalmente à ditadura do Estado Novo, mas também com seu humor e lirismo irresistíveis. A luz no túnel, o terceiro volume da trilogia, será lançado em dezembro e contará com posfácio de Daniel Aarão Reis.

Literatura Brasileira

Edições (9)

ver mais
Agonia da Noite
Agonia da Noite
Subterraneos da Liberdade (Vol.2)
Agonia da Noite

Similares

(12) ver mais
Os Ásperos Tempos
A Luz do Túnel
Os Velhos Marinheiros
Terras do Sem Fim

Resenhas para Agonia da Noite (11)

ver mais
AGORA O BICHO VAI PEGAR

Jorge Amado nunca escondeu suas ideologias políticas, e é possível notar, mesmo nas obras de sua fase modernista, a crítica ferrenha as desigualdades sociais, principalmente ao que tange os trabalhadores sem terra. Os subterrâneos da Liberdade, trilogia que se inicia com Os Ásperos Tempos, segue em Agonia da Noite e se finaliza em A Luz do Túnel, vai contar a história do Brasil na Ditadura de Getúlio Vargas, em especial, durante o Estado Novo, que antecedeu a Segunda Guerra Mundial.... leia mais

Estatísticas

Desejam84
Trocam7
Avaliações 4.3 / 218
5
ranking 51
51%
4
ranking 32
32%
3
ranking 13
13%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

35%

65%

Eduardo
cadastrou em:
19/03/2012 22:15:53
Gustavo.Campello
editou em:
21/05/2023 02:45:08

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR