Agostinho e seus críticos

Agostinho e seus críticos Robert Dodaro...


Compartilhe


Agostinho e seus críticos





Depois de 16 séculos, a cultura ocidental superou Agostinho? Podemos, finalmente, dizer que suas posições controversas a respeito de Deus, das mulheres, da sexualidade e da autoridade estão simplesmente erradas e “fora de moda”? Os escritos de Agostinho, desde seus dias até os nossos, continuamente encontraram tanto leitores bem-dispostos quanto críticos livres. Filósofos contemporâneos, teólogos, escritores espirituais, teóricos culturais e cientistas sociais censuram-no por certos posicionamentos em questões que vão desde a sexualidade e o corpo humanos, o gênero, a liberdade pessoal, a liberdade religiosa e a ética da força até seus conceitos sobre o eu e sobre Deus. Hoje, geralmente, a perspectiva de Agostinho é caracterizada como “pessimista”, e ele é acusado de ser responsável por certo mal-estar cristão.
Agostinho e seus críticos examina os argumentos de certos críticos severos atuais de Agostinho, na tentativa tanto de responder às críticas mais incorretas e injustas quanto de argumentar a favor de algumas das perspectivas mais negligenciadas histórica, filosófica e teologicamente que subjazem às convicções mais impopulares de Agostinho, apresentando uma estimulante e perspicaz análise de seu pensamento e das respostas críticas que recebeu.

Robert Dodaro é Professor de Teologia Patrística no Instituto Patrístico “Augustinianum” de Roma.

George Lawless é Professor Emérito de Teologia Histórica no Instituto Patrístico “Augustinianum” e na Universidade Gregoriana, Roma.

Edições (1)

ver mais
Agostinho e seus críticos

Similares


Estatísticas

Desejam12
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 4
5
ranking 50
50%
4
ranking 25
25%
3
ranking 25
25%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

55%

45%

Vivi
cadastrou em:
27/02/2014 09:51:53

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR