Aguapés

Aguapés Jhumpa Lahiri


Compartilhe


Aguapés


The lowland




Neste novo país enorme, parecia não haver lugar para o país anterior. Não havia nenhuma ligação entre os dois; a única ligação era ele. Aqui a vida deixava de tolhê-lo ou de atacá-lo. Aqui a humanidade não estava sempre empurrando, forçando, correndo como que perseguida por um fogaréu. Dificilmente outras palavras narrariam tão bem a sensação de estar em outro país, o choque cultural, a memória longe, em casa. E o que é uma casa afinal? É onde está o coração? Essas e outras questões são postas a exame no novo romance de Jhumpa Lahiri, Aguapés, finalista do Man Booker Prizer e do National Book Award de 2013.

Lahiri amplia o terreno de sua ficção nesta história que se passa tanto na Índia como nos Estados Unidos, com os ingredientes das tradições ocidental e oriental: a jornada de dois irmãos rumo ao desconhecido, ao risco, os conflitos de uma mulher ainda presa ao passado e o aspecto político de um país no caos de uma revolução.

Pelas aventuras e escolhas de Subhash e Udayan Mitra, um nos Estados Unidos e outro na Índia, acompanhamos o quanto a perspectiva pessoal e subjetiva desses dois irmãos ecoa em uma base histórica, da fundação da Índia como um todo e de sua relação com os ingleses e com a língua inglesa, em que as geografias são reatualizadas a cada instante.

Exílio, retorno e destino, temas fundadores da literatura clássica, passam por reavaliação em Aguapés, em um processo de descobertas pessoais e paixões de seus personagens e da própria narrativa, que nos conta tudo com uma voz suave e comovente.

Ficção / Romance

Edições (2)

ver mais
Aguapés
Aguapés

Similares

(7) ver mais
Lendo Lolita em Teerã
O Xará
A Cor Púrpura
O Papel de Parede Amarelo

Resenhas para Aguapés (10)

ver mais
Memórias literárias e andarilhas a-gosto
on 2/9/20


Memórias literárias e andarilhas a-gosto I Uma vez andarilha… Andar no Caminho de Nha Chica, tem sido um desejo intenso, programa certo para o ano de 2020. Entrementes, a pandemia chegou e alterou bruscamente a rotina dos moradores de Gaya, o delicado planeta que nos acolhe generosamente, adoeceu. Porém, no momento a notícia é excelente, Gaya está reagindo e encontra-se em recuperação, momento litúrgico que necessita ser respeitado. Suspenso, o universo encontra-se. Honremos e... leia mais

Vídeos Aguapés (1)

ver mais
Resenha: AGUAPÉS - Jhumpa Lahiri

Resenha: AGUAPÉS - Jhumpa Lahiri


Estatísticas

Desejam161
Trocam1
Avaliações 4.2 / 175
5
ranking 45
45%
4
ranking 42
42%
3
ranking 10
10%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

16%

84%

Marcos
cadastrou em:
06/06/2014 13:32:36
saoribooks
editou em:
30/08/2017 23:41:53