Aldo Manuzio – Editor. Tipógrafo. Livreiro

Aldo Manuzio – Editor. Tipógrafo. Livreiro Enric Satué


Compartilhe


Aldo Manuzio – Editor. Tipógrafo. Livreiro (Artes do Livro #4)





Aldo Manuzio – Editor. Tipógrafo. Livreiro, traduzido direto do catalão por Cláudio Giordano, apresenta uma das figuras mais importantes para a história do livro e da impressão. De 1500 a 1515, Manuzio editou próximo de cento e cinqüenta títulos, sempre trazendo algum tipo de inovação, o que lhe deu respeitabilidade como editor, tipógrafo e livreiro.

Entre as muitas contribuições para a arte do livro, estão a invenção da letra cursiva, o formato de bolso, o livro ilustrado, a paginação dupla como unidade formal, a capa de couro sobre papelão, as coleções temáticas, os catálogos, os conselhos editoriais (formado à época por trinta sábios renascentistas).

Manuzio, mesmo para os parâmetros atuais, era responsável por um catálogo invejável no qual figuravam autores clássicos como Aristóteles, Juvenal, Luciano, Platão, Plutarco, Ovídio, Xenofonte, entre outros, e contemporâneos como Dante e Erasmo de Roterdam. A obra de Aldo Manuzio ora apresentada por Enric Sauté é uma generosa lição de como ver e pensar o objeto livro com todas as preocupações inerentes ao processo de produção e venda.



Enric Satué é designer e participa do Foro de Diseño com Mariscal e Alberto Corazón.

Edições (2)

ver mais
Aldo Manuzio: Editor, Tipógrafo, Livreiro
Aldo Manuzio – Editor. Tipógrafo. Livreiro

Similares

(15) ver mais
O design do livro
Catálogo de Clichês D. Salles Monteiro
A Arte Invisível ou a Arte do Livro
A Forma do Livro

Estatísticas

Desejam17
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 6
5
ranking 33
33%
4
ranking 50
50%
3
ranking 17
17%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

41%

59%

Lindenberg
cadastrou em:
09/11/2009 03:19:56
Lilo
editou em:
06/06/2015 17:07:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR