Alguma Poesia

Alguma Poesia Carlos Drummond de Andrade


Compartilhe


Alguma Poesia





´Alguma Poesia´ foi publicado originalmente em 1930 - somente 500 exemplares foram feitos, sob o selo imaginário Edições Pindorama. Em ´Alguma Poesia´, Drummond adota a forma livre do verso, libertando-se de regularidades, rimas e planos cartesianos, abrindo espaço para o apelo visual em poesias. Também deixa de lado a metáfora, buscando uma objetividade e simplicidade que tornaram sua linguagem poética seca, quase jornalística, mas ainda sim, riquíssima.

O primeiro livro de Drummond revelou uma nova ótica, uma forma mais do que original de ver o mundo e de ver a si próprio. Inaugurou novos rumos para a poesia no país, sem dúvida, influenciado pelos modernos ventos da Semana de Arte Moderna de São Paulo. ´Alguma Poesia´ é um marco na história da poesia brasileira.

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (5)

ver mais
Alguma Poesia
Alguma Poesia
Alguma Poesia
Alguma Poesia

Similares

(30) ver mais
Antologia Poética
Poesia Completa
Simplesmente Drummond
O busto de Adão e outras poesias

Resenhas para Alguma Poesia (15)

ver mais
on 16/1/13


Claro que o itabirano viria a escrever livros como "Claro enigma", "Sentimento do mundo", "A rosa do povo" - títulos mais importantes, influentes, aclamados e, de certa forma, melhores que seu modesto volume de estreia -, mas, aos olhos deste leitor, não há nada nem em Drummond nem na poesia como um todo tão pungente quanto "Alguma poesia". Cada um de seus quarenta e nove poemas é atemporal, enganosamente simples, repleto do lirismo gauche que marca as primeiras obras de Drummond e, ac... leia mais

Vídeos Alguma Poesia (2)

ver mais
Poema de Sete Faces, Drummond | Recitando Poesia

Poema de Sete Faces, Drummond | Recitando Poe

Leitura do poema No meio do caminho

Leitura do poema No meio do caminho


Estatísticas

Desejam151
Trocam4
Avaliações 4.4 / 1.068
5
ranking 55
55%
4
ranking 29
29%
3
ranking 13
13%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

36%

64%

?
cadastrou em:
15/01/2009 17:10:40
- bia !
editou em:
28/04/2016 17:27:33