Almanaque da Jovem Guarda

Almanaque da Jovem Guarda Ricardo Pugialli


Compartilhe


Almanaque da Jovem Guarda


Nos embalos de uma década cheia de brasa. Mora?




Este almanaque, repleto de tesouros afetivos do período musical de 1965 a 1968, é editado para fazer brilhar novamente não apenas o que Roberto chamou de jovens tardes de domingo. Saudosista com toda razão, o livro ultrapassa as citações do programa de TV que definiu o movimento para apresentar todos os ídolos da Jovem Guarda em uma espécie de jogo da memória. Venerar essa turma de arromba é como torcer por um time que nunca saiu de campo.

Quatro décadas depois, o movimento comandado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa continua um fenômeno de público, resvalando até a geração da era digital. Discos são reeditados, espetáculos atraem multidões e DVDs alcançam vendagens surpreendentes, enquanto diferentes livros sobre aqueles embalos juvenis chegam ao mercado editorial. Pouco importa se nada será como antes: as garotas histéricas dos auditórios ganharam cabelos brancos, desapareceram as carangas, as botas sem meias ficaram demodês e o mundo perdeu por completo a ingenuidade da brotolândia. Vale mais, então, relembrar a delícia das imagens e das canções da Jovem Guarda, experiências que parecem conter um jeito pop-brasileiro de brincar de rompimentos e de não explicar o signo do atrevimento.

"Assim foi que Bethânia me chamou a atenção para o programa de Roberto Carlos na TV". A conhecida declaração de Caetano Veloso leva a uma reflexão: como teria sido a Tropicália sem a influência instrumental e estética da Jovem Guarda? Um lance de dados abolirá o acaso.

Brasa que não adormece é brasa viva. Eles são terríveis.

Edições (1)

ver mais
Almanaque da Jovem Guarda

Similares

(4) ver mais
Almanaque Anos 80
Almanaque 1964
Roberto Carlos

Resenhas para Almanaque da Jovem Guarda (1)

ver mais
almanaque
on 28/2/11


O 'Almanaque da Jovem Guarda' é um daqueles livros especiais para ler junto com os amigos que viveram na mesma época e relembrar coisas que só quem viveu sabe. Isso não exclui os fãs que não viveram, mas talvez tenham herdado de seus pais, o fascínio por este sucesso que foi a Jovem Guarda. ... leia mais

Estatísticas

Desejam8
Trocam1
Avaliações 3.8 / 47
5
ranking 28
28%
4
ranking 36
36%
3
ranking 26
26%
2
ranking 11
11%
1
ranking 0
0%

46%

54%

Pedroso.Gessy
cadastrou em:
24/01/2009 10:07:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR