Almas Mortas

Almas Mortas Nikolai Gógol


Compartilhe


Almas Mortas (Os Imortais da Literatura Universal #42)


Miórtvie Dúchi




O romance narra, em grande parte, as viagens do conselheiro civil Pável Ivánovitch Tchítchicov através da Rússia, tentando enriquecer a qualquer custo.

Nem tudo corria bem para os proprietários rurais da Rússia, nos anos que se seguiram à invasão napoleônica de 1812. De tempos em tempos, o Estado russo fazia um recenseamento de sua população rural. Enquanto o novo censo não era realizado, os senhores rurais eram obrigados a pagar impostos pelo número total de servos, mesmo que eles tivessem morrido ou fugido. Tchítchicov procura os senhores rurais e lhes compra essas "almas mortas". Depois, de posse dos contratos, penhora-os, com lucro.

Introdutor do realismo na literatura russa, Gógol observa a realidade e revela os móveis mais profundos das ações humanas, ultrapassando as fronteiras do absurdo.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (13)

ver mais
Almas mortas
Almas Mortas
Almas Mortas
Almas Mortas

Similares

(40) ver mais
Lições de literatura russa
O Nariz / Diário de um Louco
O Retrato
O Capote / O Retrato

Resenhas para Almas Mortas (56)

ver mais
on 14/12/10


Escrevo - ainda extasiada - sobre esse livro de magnitude infinda! Aliás, as muitas páginas incompletas me roubaram palavras para descrevê-lo. Maravilhoso? Acho pouco! É divino! E é tão, mas tão bom que não precisa ter final para ser admirado. Algumas partes finais da história ficam um pouco desconexas devido à perda de páginas do manuscrito, mas isso é pouco-quase-nada. Gógol tem o dom da escrita. Sabe narrar e enlevar como ninguém. Sabe dissecar a alma humana. Sabe apontar defeitos. ... leia mais

Estatísticas

Desejam350
Trocam11
Avaliações 4.1 / 895
5
ranking 43
43%
4
ranking 36
36%
3
ranking 18
18%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

40%

60%

Justi
cadastrou em:
12/12/2010 02:02:34
orffeus
editou em:
24/03/2018 20:05:40

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR