Amiga de Juventude

Amiga de Juventude Alice Munro


Compartilhe


Amiga de Juventude





Amiga de juventude apresenta dez contos nos quais a vencedora do prêmio Nobel de Literatura 2013 se concentra na delicadeza dos relacionamentos. Amizades, casamentos, relações entre pais e filhos são os pontos centrais destas narrativas, nas quais os personagens são levados a confrontar seus sentimentos mais íntimos. O livro enfoca as diferentes formas como o desejo, a paixão e o afeto resistem, se confundem ou mudam com a passagem dos anos.

A autora parte de episódios cotidianos para se aprofundar na complexidade das personagens, que em várias histórias são também narradores que confrontam o próprio passado, suas expectativas e erros. Uma conversa entre amantes ou um sonho são o suficiente para despertar conflitos inesperados.

A tradução de Elton Mesquita procura respeitar as minúcias do estilo da escritora e o texto em português mantém a fluidez do realismo doméstico e as intermitências do testemunho pessoal.

Certamente uma das autoras mais relevantes da atualidade, Munro parece renovar-se em suas histórias ao atrair o leitor para cidades pequenas, vizinhanças de classe média e envolvê-lo em tensões familiares, desejos imprevisíveis e num clima de violência iminente e desesperada.

Quarto livro da autora lançado pela Biblioteca Azul, Amiga de juventude reflete figuras ambíguas, com pouca chance de uma iluminação precisa, sem deixar de lado o realismo com o qual a autora flerta a todo momento.

Edições (1)

ver mais
Amiga de Juventude

Similares

(12) ver mais
Fugitiva
Falsos Segredos
Ódio, amizade, namoro, amor, casamento
O Amor de Uma Boa Mulher

Resenhas para Amiga de Juventude (3)

ver mais
Lidando (ou não) com as consequências do passado
on 7/7/16


A até então mais antiga coletânea de contos de Alice Munro publicada no Brasil - é a quarta que ela escreveu - já mostra o potencial da autora que seria reconhecida mundialmente apenas na sua terceira idade. Antes de tudo, devo deixar bem claro que falar sobre contos é algo difícil, afinal, temos histórias curtas, que nos apegamos facilmente aos personagens e damos adeus mais rápido ainda. Acompanhar um conto é como interagir um dia com uma pessoa que você nunca viu e provavelmente... leia mais

Estatísticas

Desejam68
Trocam1
Avaliações 3.9 / 76
5
ranking 29
29%
4
ranking 46
46%
3
ranking 18
18%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

18%

82%

Marcos
cadastrou em:
11/09/2014 14:58:35