Amor, Sexo & Casamento na Grécia Antiga

Amor, Sexo & Casamento na Grécia Antiga Nikolaos Vrissimtzis


Compartilhe


Amor, Sexo & Casamento na Grécia Antiga





Amor, Sexo & Casamento na Grécia Antiga, de N. Vrissimtzis, mostra “de maneira simples, concisa e inteiramente baseada em antigos documentos literários”, segundo o autor, a vida privada dos gregos, especialmente sob o ponto de vista das relações sexuais. Dividido em 16 capítulos (com mapa, quadro cronológico, glossário e muitas ilustrações), a obra de Vrissimtzis – estudioso da Grécia Antiga – responde questões básicas: como os gregos celebravam o casamento? Havia divórcio? Tinham algum tipo de controle de natalidade? Quais suas preferências sexuais? O que era a pederastia e a prostituição para eles?



A tradução de Amor, Sexo e Casamento na Grécia Antiga foi executada a partir do grego moderno por Luiz Alberto Machado Cabral, doutorando da FFLCH da Usp. O tradutor é estudioso da língua e literatura gregas, antiga e moderna, e enriqueceu a edição brasileira com notas que tornam a leitura mais prazeirosa e interessante.



No prefácio que escreveu para Amor, Sexo & Casamento na Grécia Antiga, o professor do Departamento de História da USP, Norberto Luiz Guarinello, chama atenção para o fato de que a criação de Vrissimtzis é “uma porta aberta para um passado que é outro, distinto do nosso, mas que ainda nos diz respeito, seja pelas diferenças que aponta, seja por eventuais semelhanças.” Longe de ser um texto acadêmico, é útil e prazeroso para os que se interessam pelo tema e de extrema importância para estudantes, quer como obra de referência e pesquisa (com fotos das estátuas, peças e documentos produzidos no período), quer como introdução ao universo grego. “Por sua clareza de linguagem, por sua estrutura simples e cristalina, centrada antes nas práticas concretas que nas estruturas do pensamento antigo”, como afirma o professor Guarinello, Amor, Sexo & Casamento na Grécia Antiga nos remete ao passado e nos ajuda a refletir, questionar e debater questões presentes no nosso dia-a-dia, no nosso cotidiano.


Edições (1)

ver mais
Amor, Sexo & Casamento na Grécia Antiga

Similares

(4) ver mais
Onde foi que eu Errei ?
Casamento , Missão Impossivel - Só para homens
A vida quotidiana no tempo de Homero
Péricles

Estatísticas

Desejam10
Trocam1
Avaliações 3.7 / 19
5
ranking 21
21%
4
ranking 47
47%
3
ranking 11
11%
2
ranking 21
21%
1
ranking 0
0%

38%

63%

Diego
cadastrou em:
28/09/2009 19:25:34