Amores & Arte de Amar

Amores & Arte de Amar Ovídio


Compartilhe


Amores & Arte de Amar





Para o poeta latino Ovídio, o amor é uma técnica que, como toda técnica, pode ser ensinada e aprendida. Isso, porém, não é simples: “São variados os corações das mulheres; mil corações, tens de apanhá-los de mil maneiras”, ele diz. Essas “mil maneiras” são ensinadas em sua Arte de amar, uma espécie de manual do ofício da sedução, da infidelidade, do engano e da obtenção do máximo prazer sexual, elaborado a partir das experiências vividas pelo poeta e descritas em Amores.

Autoproclamado mestre do amor, Ovídio versa sobre as regras da procura e da escolha da “vítima” (o espaço, a ocasião, as ações e o comportamento apropriados para a conquista), o código de beleza masculino, o desejo da mulher (que acredita ser mais ardente do que o do homem), o ciúme, o domínio da palavra escrita e falada, o poder do vinho como aliado na sedução, o fingimento, a lisonja, as promessas (principalmente as vazias), os homens que devem ser evitados, como presentear, a técnica da carícia e os caminhos do corpo feminino, seguidos da necessidade de concórdia, paciência e alternância entre insistir e ceder.

Seus poemas quase didáticos renderam-lhe fama nos salões de um Império Romano então voltado aos prazeres sensoriais e, ainda hoje, têm notável atualidade. A edição da Penguin-Companhia das Letras tem tradução e introdução de Carlos Ascenso André, professor de línguas e literaturas clássicas da Faculdade de Letras de Coimbra, e apresentação e notas do inglês Peter Green, escritor, tradutor e jornalista literário.

Rica em detalhes históricos e com todas as polêmicas que cercam a vida do autor, como a sua expulsão de Roma, os escritos perdidos e sua vida pessoal, a introdução de Peter Green, que demorou doze anos para ser escrita, é uma espécie de biografia do poeta, que ajuda o leitor a entender a atualidade destes poemas escritos há cerca de dois mil anos.

Poemas, poesias

Edições (12)

ver mais
Amores & Arte de Amar
Amores & Arte de amar
A arte de amar
Arte de amar

Similares

(40) ver mais
The Erotic Poems
O Artista do Amor
O cancioneiro de Lésbia
Os Ensaios - Livro III

Resenhas para Amores & Arte de Amar (32)

ver mais
O que haveis de perder além da água com que vos lavareis?
on 15/5/22


Talvez o primeiro ocidental a dar às mulheres um papel relevante no "jogo do amor", Ovídio foi igualmente amado e execrado, tanto em seu próprio tempo quanto por todas as eras pelas quais sua obra passou. Mas, antes que conclamar as mulheres à devassidão (uma das mais comuns - e injustas - acusações que sofreu), na verdade ele lhes deu a conhecer as armas usadas pelos homens; estratagema que, em última instância, mais as protegia que depreciava, pois lhes permitia defesa contra as inve... leia mais

Estatísticas

Desejam80
Trocam18
Avaliações 3.6 / 562
5
ranking 27
27%
4
ranking 29
29%
3
ranking 32
32%
2
ranking 8
8%
1
ranking 3
3%

36%

64%

formasfixas
cadastrou em:
22/09/2011 19:36:56
Isil
editou em:
19/02/2021 19:11:00

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR