Amuleto

Amuleto Roberto Bolaño


Compartilhe


Amuleto





O episódio que desencadeia o fluxo narrativo em Amuleto, baseado em fatos reais, foi extraído de Os detetives selvagens, obra-prima de Roberto Bolaño. Trata-se da invasão do campus da Universidade Nacional Autônoma do México pelas tropas do exército, nos agitados dias de 1968. E da resistência silenciosa de uma personagem que, escondida no banheiro feminino da Faculdade de Filosofia e Letras por muitos dias, escapa da fúria repressora dos invasores. Esta personagem - um misto de artista meio hippie, louca e andarilha - é a imigrante uruguaia Auxilio Lacouture, auto-intitulada "mãe dos poetas e da poesia mexicana".

Mas a genialidade de Bolaño em Amuleto é transfigurar essa personagem lendária e convertê-la em narradora na primeira pessoa. É a única narradora feminina em toda a sua obra, e seu relato configura uma homenagem aos poetas e artistas do México, mexicanos ou exilados espanhóis e latino-americanos. E uma elegia, também, a todos os jovens latino-americanos mortos na resistência às várias ditaduras instaladas no continente. Para conseguir esse intento, sua prosa torna-se altamente poética.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
Amuleto
Amuleto

Similares

(16) ver mais
Linha M
2666
Os detetives selvagens
Noturno do Chile

Resenhas para Amuleto (12)

ver mais
Amuleto (Roberto Bolaño)
on 8/11/10


Um dos meus tipos preferidos de livros são aqueles que rendem mais histórias mesmo depois de fechado. E descobri com prazer que Amuleto de Roberto Bolaño é um desses. Ao “romancear” a história, mesclar personagens com pessoas reais ou ainda, transformar pessoas reais em personagens, o que temos em mãos é quase um livro-jogo, que não só nos oferece uma excelente prosa mas como também o tempo de entretenimento buscando mais informações sobre o que Bolaño nos conta. Amuleto é o relato de... leia mais

Vídeos Amuleto (1)

ver mais
Resenha - Entre amigos - Amuleto - Garimpo clube do livro

Resenha - Entre amigos - Amuleto - Garimpo cl


Estatísticas

Desejam58
Trocam1
Avaliações 4.1 / 216
5
ranking 36
36%
4
ranking 41
41%
3
ranking 20
20%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

48%

52%

Jenifer
editou em:
19/10/2019 22:59:19