Ana Karênina

Ana Karênina Leon Tolstói


Compartilhe


Ana Karênina #1





”Todas as famílias felizes são iguais. As infelizes o são cada uma a sua maneira”. É o início de “Ana Karênina”, obra de Tolstói, publicada entre 1873 e 1877.

O romance gira em torno do caso extra-conjugal da personagem que dá título a obra, uma aristocrata da Rússia, que aparentemente tem tudo, riqueza, beleza, popularidade e um filho amado, mas sente-se vazia até encontrar Vronski.

A sociedade russa do século XIX e a estrutura de relações que existiam entre as várias classes sociais, são caracterizadas pelas personagens da trama. Para fazer a análise social, Tolstói usa de dois eixos principais: o primeiro é o drama de Anna e o segundo a busca existencial de Levine. O humanismo dos personagens, o que possuem de bom e mau, como seres insondáveis, leva à ações comportamentais imprevisíveis, trazendo uma maior maturidade através de uma abertura dentro dos dogmas que já tinham adotado.

No final, o autor analisa em conjunto todas as perspectivas sobre as quais se pode debruçar a existência, como religião, a filosofia e a ciência.

Literatura Estrangeira

Edições (2)

ver mais
Ana Karênina
Ana Karênina

Similares

(3) ver mais
Кавказский пленик. Хаджи-Мурат
Ana Karênina Volume 2

Resenhas para Ana Karênina (3)

ver mais
O século XIX nos olhos de Tolstói
on 28/11/13


O livro é um clássico que se passa em meados do séc XIX, contando várias histórias ao mesmo tempo: de um marido, que pensa em separação, de um jovem à procura da esposa perfeita, de uma jovem a procura de um marido, de um boêmio, que vive de iludir belas garotas, e de Ana Karerina, à qual todas essas histórias estão ligadas. Ana é irmã de Stepane Arkadievitch, o marido que está insatisfeito com o casamento e com a situação da esposa, que agora anda toda desgrenhada pela casa, cuidand... leia mais

Estatísticas

Desejam52
Trocam1
Avaliações 4.3 / 212
5
ranking 52
52%
4
ranking 27
27%
3
ranking 18
18%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

22%

78%

lili
editou em:
22/06/2015 23:00:21